Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Unidades Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba promoveu, em Uberlândia, a capacitação “Qualificação Arboviroses: Manejo Clínico e Plano Municipal de Contingência”. Na ocasião, profissionais de saúde de 27 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo do Norte estiveram presentes, além de parceiros de órgãos estaduais e demais convidados no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A capacitação, que está sendo promovida pela SES-MG em todas as macrorregiões de saúde do estado em fevereiro e março, abrange dois momentos. O primeiro é a qualificação em manejo clínico das arboviroses, que tem como objetivo atualizar os profissionais quanto às atuais condutas preconizadas para atuar na resposta assistencial e atendimento dos pacientes suspeitos de arboviroses. O segundo é uma oficina de Plano de Contingência das Arboviroses, com objetivo de orientar as equipes municipais para ativação de níveis de respostas para os cenários das arboviroses.

28.02.2024-Uberlândia-Plano de Contingência 04  Lilian Cunha

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, ressaltou que, “frente ao cenário epidemiológico, os municípios devem colocar em prática as ações necessárias de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, como também de manejo clínico do paciente, e o que que é isso na prática: é fazer o tratamento adequado de quem precisa do atendimento médico”.

Prosdocimi reforçou sobre a triagem adequada e hidratação do paciente, seja nas unidades de saúde ou nos hospitais. “Minas, nessa epidemia que estamos enfrentando em 2024, possui a menor letalidade da sua série histórica e essa capacitação é importante para cada vez mais salvar vidas”, destacou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG também abordou o fortalecimento das ações junto aos parceiros. “Estão aqui representantes da cidade civil organizada e representantes do poder público, seja Estadual ou Municipal, que estão aderindo a esse grande movimento para juntos combatermos o mosquito Aedes. Tenho certeza que faremos um grande uma grande ação para sairmos mais fortes e resilientes”, finalizou Prosdocimi.

Parceiros
No dia 28/2, representantes de diversos setores estiveram presentes no início da oficina e apresentaram seus respectivos planos de ação no projeto “Governo unido no combate ao mosquito”.

A superintendente regional de ensino de Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges, comentou sobre a parceria da educação com a saúde na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito. “Temos que estar atentos às nossas escolas e ao cuidado no dia a dia, principalmente com os alunos. Estamos trabalhando com os estudante para levarem para casa um pouco do que é aprendido nas escolas e exigir, junto com os pais, que realizem aquelas tarefas”, salientou Oliveira.

Há uma ação em andamento na qual as escolas estaduais da região estão seguindo uma cartilha, que possui atividades semanais com o objetivo de diminuir os casos de dengue.

Parceiros - Triângulo do Norte

Manejo Clínico
Os médicos Marcelo Sinício, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, e médico Leonardo Costa, da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, conduziram a capacitação do manejo clínico para 80 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros da região para replicarem o conteúdo nos seus territórios.

“É o manejo clínico que salva com conhecimento os sinais de alarme e a condução correta. Os protocolos devem ser seguidos e os pontos de atenção devem ser redobrados, como a classificação de risco, identificação do grupo de risco, reconhecer os sinais de alarme e hidratação adequada e eficiente e mais, fazer o monitoramento adequado e com reavaliações, pois a mudança de categoria na dengue é dinâmica”, alertou Sinício.

28.02.2024-Uberlândia-Plano de Contingência 02  Lilian Cunha

Integração estado-municípios e apoio da população
A secretária de saúde do município de Capinópolis, Cássia Betânia Bisinoto Oliveira, esteve presente na qualificação e destacou a união de esforços. “É muito boa essa abertura do Estado para aproximar os municípios. Estaremos alinhados em relação às ações de saúde que estão sendo desenvolvidas na região”.

Ela comentou ainda sobre a participação da médica da secretaria municipal de saúde na oficina de manejo clínico e o apoio da população. “Nossos médicos precisam ter uma linguagem única dentro do estado, como também precisamos conscientizar a população, porque essa doença só vai ser eliminada quando houver a colaboração de todos”, afirmou a secretária.

Dengue e chikungunya na região
Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 27 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, até o dia 28/2/2024, foram registrados 11.287 casos prováveis de dengue, desses, 7.035 casos foram confirmados, 13 óbitos estão em investigação e um óbito está confirmado para a doença. Foram notificados 857 casos prováveis de chikungunya, destes, 353 foram confirmados e há um óbito em investigação para a doença.

Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas sejam realizadas em uma união de esforços do Governo de Minas, para que atuem colaborativamente com a SES-MG, com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

Por Lilian Cunha