A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, realizou em 24/2 o Dia D do movimento Minas Unida Contra o Mosquito em 21 cidades da área de abrangência da SRS Alfenas. Em Minas Gerais, mais de 500 cidades realizaram simultaneamente mutirões comunitários e outras ações para eliminar os focos de Aedes.

Na área da Regional de Saúde de Alfenas o Dia D contou com a adesão das cidades de Alfenas, Alterosa, Arceburgo, Areado, Bandeira do Sul, Cabo Verde, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Carvalhópolis, Conceição da Aparecida, Divisa Nova, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Paraguaçú, Poço Fundo e São Pedro da União.
Nos municípios participantes as ações de mobilização ocorreram durante toda a semana. Foram realizadas palestras, carros de som divulgaram mensagens orientativas, panfletagem, estandes informativos nas praças com realização de ações lúdicas, mutirões de limpeza e recolhimento de materiais e visitas domiciliares.

24.02.2024-Alfenas - Combate ao Aedes 2

João Tadeu Silva, superintendente regional de Saúde de Alfenas, explicou a importância das ações realizadas. “Este dia D representa um esforço coletivo da sociedade em prol da saúde, visando a diminuição dos focos do mosquito. Por isso, a SES-MG está promovendo esta ação de mobilização e conscientização”, disse o superintendente.

No Sul de Minas, as ações municipais tiveram como parceira a EPTV, emissora de TV afiliada da Rede Globo, que realiza sua 7ª edição da Campanha Regional de combate ao Aedes Aegypti.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Alfenas
Edimauro Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental do município de Alfenas, relatou que “no município, o Dia D contou com mutirões de limpeza, recolhimento de materiais não utilizados, orientações casa a casa, panfletagem e aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) (fumacê) em bairros com maior incidência de casos positivos de dengue”. O coordenador ressaltou que o objetivo principal do dia D é a eliminação de criadouros do mosquito, visando a diminuição dos casos, informou que as ações em Alfenas ocorreram nos bairros Morada do Sol, Vila Betânia, Jardim América, Jardim Furnas e Parque das Nações.
Para o secretário municipal de Saúde de Alfenas, Túlio Lima da Silva, “a realização do dia D é muito significativo para mobilização e conscientização da população, principalmente nesses bairros com alta incidência de casos positivos, pois alerta a população para a conscientização em relação à importância do papel de cada um no combate ao mosquito”.

24.02.2024-Alfenas - Combate ao Aedes 3

Em Alfenas, as ações do dia 24/2 orientaram cerca de 12 mil pessoas. Para isso, o município contou com importantes parceiros, como Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, que participaram das ações de limpeza e mobilização, juntamente com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

A população é o principal ator dessa ação, e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e agentes de combate às endemias de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. Maurílio Martins, morador do bairro Vila Betânia-Alfenas, teve sua residência vistoriada pelos ACEs. Segundo ele, “as ações e o trabalho ACEs são fundamentais e ajudam a orientar as pessoas”. Maurílio Martins ressaltou também a importância do papel dos moradores na eliminação de criadouros em suas residências. Se cada um fizer a sua parte na prevenção e combate ao Aedes é possível reduzir o número de casos das arboviroses dengue, zika e chikungunya, reduzir internações e casos graves das doenças

Cenário Epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel) , registrou até o dia 26/2, 2.451 casos confirmados de dengue e dois óbitos nos municípios da SRS Alfenas. O número de casos prováveis de dengue são 4.258, com dois óbitos em investigação.

Por Superintendência Regional de Alfena