No último sábado (24/2), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) liderou uma ampla mobilização em todo o estado com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância de manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti. O movimento, intitulado "Minas Unida no Combate ao Mosquito", alcançou expressiva participação em 520 municípios mineiros. Na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, o movimento teve a adesão de 12 municípios, representando 100% de adesão das cidades da área de abrangência.

A mobilização na microrregião de Unaí/Paracatu contou com a colaboração de servidores da GRS Unaí, dando apoio presencialmente em cada um dos municípios, além de vários parceiros, incluindo a Secretária de Estado de Educação (SEE-MG), as secretarias municipais de Educação, escolas estaduais e municipais, Defesa Civil, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores Municipais, Associações, secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras, entre outros atores municipais e regionais.

24.02.2024-Unaí - Combate ao Aedes 1

Em Unaí, cidade sede da GRS, foi realizada uma passeata pela avenida Governador Valadares, com pontos de blitz educativas nos semáforos, além de pontos de troca de resíduos e materiais recicláveis por brindes e tickets de brinquedos para as crianças. A passeata teve fim na feirinha municipal, que ocorre todos os sábados na rua Nossa Senhora do Carmo, local com grande circulação de pessoas.

A secretária municipal de saúde de Unaí, Denise Aparecida de Oliveira, explica que “o objetivo principal desta ação do dia D no município, é conscientizar toda população para unir forças no combate ao Aedes aegypti, para que possamos eliminar ou reduzir o números de casos desta doença”.

Nos outros 11 municípios pertencentes a GRS Unaí (Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Riachinho, Paracatu e Uruana de Minas), as ações desenvolvidas englobam atividades educativas e preventivas; blitz educativa; mutirões de limpezas; passeatas;, atividades lúdicas em escolas e locais de grande circulação de pessoas; entrega de material informativo; palestras de corredor em Unidades Básicas; rádios locais e rodas de conversas; peças teatrais; troca de resíduos por mudas de plantas, brinquedos e brindes; além de visita casa a casa com controle químico e remoção de resíduos.

O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

24.02.2024-Unaí - Combate ao Aedes 2

Durante a semana, até a ação no Dia D, nas 12 cidades mobilizadas, 43.075 imóveis foram vistoriados e pelo menos 35.243 pessoas orientadas. Para o dirigente regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, “A mobilização MInas Unida no Combate ao Mosquito é muito importante para que possamos mobilizar as pessoas, conscientizá-las sobre a responsabilidade do cuidado da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti”. O dirigente alertou que a dengue é uma doença que depende de todos para o seu controle. “Esperamos que essas ações que estão ocorrendo simultaneamente nos 12 municípios na nossa região, com representantes da GRS Unaí em todos eles, nos ajudem a minimizar essa epidemia na nossa região, juntamente com a participação das pessoas”.

A população é o principal ator dessa ação, e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. O empresário, Victor Hugo, 34 anos, que mora em Unaí, participou da ação de passeata, que ocorreu no seu município “Participar do Dia D foi uma experiência bastante educativa para mim. Entendi ainda mais como identificar os possíveis focos do mosquito da dengue em minha casa e agora sei como eliminá-los”, disse. O empresário ressaltou que pretendo manter uma rotina regular de vistoria e limpeza em casa, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. “Além disso, vou continuar seguindo as orientações dos profissionais de saúde e compartilhando essas informações com meus vizinhos e familiares, porque a prevenção é a melhor forma de combater esse mosquito que prejudica tanto nossa saúde”, afirmou.

A programação completa pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes

Cenário Epidemiológico
Na GRS Unaí foram notificados 2.876 casos prováveis de dengue, com 5 óbitos em investigação e 8 casos prováveis de chikungunya, não havendo óbitos confirmados em 2024, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel).

Por GRS Unaí / Foto: Eduardo Medeiros