O Dia D do movimento Minas Unida Contra o Mosquito foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Januária, no dia 24/2. As ações mobilizaram a população e profissionais de saúde de quatro municípios da região: Brasília de Minas, Manga, Januária e São Francisco. 

Importantes ações de mobilização ocorreram, entre elas: blitz educativa com panfletagem, recolhimento de inservíveis, visitas domiciliares com orientações sobre os cuidados para prevenção e combate às arboviroses, além de identificação de focos do mosquito Aedes. 

24.02.2024-Januária - Combate ao Aedes

Ioná de Carvalho Lisboa, gerente da regional de Januária, explicou a importância das ações realizadas. Segundo a dirigente, “a prevenção e as medidas de combate ao agente transmissor é o principal desafio na erradicação de doenças como a dengue, zika e chikungunya e exigem ações que viabilizem o envolvimento e a mobilização de toda a população”, explica Ioná Lisboa. Ela complementa dizendo que o Dia D de Combate ao Aedes é uma estratégia que objetiva a transformação positiva do cenário das arboviroses no estado de Minas Gerais, com redução do número de casos e óbitos. 

Para Luciene Damasceno, secretária municipal de saúde de Januária, “o Dia D de combate ao Aedes, ação da SES-MG que promove o Movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, tem o intuito de fortalecer as ações e a conscientizar a população em relação aos cuidados para evitar a proliferação do agente transmissor” disse. A gestora ressalta que é o momento para unirmos forças. Luciene Damasceno pontuou que os profissionais de saúde do município, com o apoio da Regional de Januária, não têm medido esforços para ações desenvolvidas”. 

A população é o principal ator dessa ação e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e agentes de combate às endemias de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. 

Fabrício Araújo, servidor público, 37 anos, que mora em Januária, participou da blitz educativa com panfletagem e afirmou que “aprendeu a forma correta de descartar os inservíveis para evitar os focos”. 

Balanço do Dia D
Durante o Dia D nas quatro cidades mobilizadas, Brasília de Minas, Manga, Januária e São Francisco, imóveis foram vistoriados e pelo menos 50 mil pessoas orientadas. As parcerias intersetoriais foram fundamentais para a organização das ações desenvolvidas. As secretarias municipais de Saúde tiveram importante papel para o desenvolvimento das ações em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Secretarias de Obras, Secretarias de Transporte, secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Policial Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros. 

Cenário Epidemiológico
Nos municípios da Região de Saúde de Januária,, até o dia 26/02, de acordo com o painel de arboviroses da SES-MG (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel), foram registrados: 6.058 casos prováveis de dengue, 999 casos confirmados e nenhum óbito confirmado. Em relação à chikungunya, foram contabilizados 430 casos prováveis, sendo cinco confirmados e nenhum óbito confirmado. Sobre zika, há dois casos prováveis e nenhum caso confirmado.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária / Foto: Flávia Malta / URS Januária