Diante do cenário epidemiológico alarmante das arboviroses em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, promoveram o Dia D no combate ao mosquito. As ações ocorreram,neste sábado, 24/02, mobilizando a população e profissionais de saúde de 25 municípios do território de Saúde da região do Vale do Aço.

Foram promovidas ações como mutirão limpeza urbana, blitz educativa, panfletagem, visita casa a casa, estandes em pontos estratégicos para orientação aos moradores, palestras informativas e atividade nas escolas sobre as arboviroses. Os municípios que participaram do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito neste dia 24/2 fora Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Caratinga, Santana do Paraíso, Inhapim, Santa Bárbara do Leste, Dom Cavati, São Sebastião do Anta, Bom Jesus do Galho, Imbé de Minas, Pingo D’água, Joanésia, Braúnas, Belo Oriente, Ubaporanga, Vargem Alegre, Santa Rita de Minas, Ipaba, Mesquita, Antonio Dias, Naque, Periquito, São Domingo das Dores e São João do Oriente.

24.02.2024-Coronel Fabriciano - Combate ao Aedes 2
O superintendente regional de saúde de Coronel Fabriciano, André Luiz Custódio de Paula, destacou a importância dessa parceria conjunta. Segundo ele, “é necessário ressaltar o impacto deste dia e a relevância de nosso compromisso coletivo em combater ativamente o mosquito transmissor das arboviroses. Cada ação que realizamos hoje, seja eliminando criadouros, promovendo a conscientização ou participando de iniciativas de limpeza, contribui significativamente para a proteção de nossa população contra essa ameaça à saúde público”.

As arboviroses são doenças transmitidas por arbovírus, como os vírus da dengue, zika e chikungunya, e pelo mosquito Aedes aegypti, e representam um desafio significativo para a saúde pública. No entanto, é importante destacar que a prevenção e o combate ao mosquito Aedes não é apenas uma responsabilidade do poder público, mas da sociedade como um todo. O envolvimento ativo e consciente da comunidade desempenha um papel crucial na prevenção e no controle dessa doença.

24.02.2024-Coronel Fabriciano - Combate ao Aedes 3

Cenário Epidemiológico
De acordo com o painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel), até o dia 26/02, foram contabilizados 5.308 casos confirmados de dengue e um óbito confirmado nos 35 municípios que compõe a Unidade Regional de Coronel Fabriciano. Em investigação temos 12.266 casos de dengue e 14 óbitos.

Em relação à chikungunya, o painel registrou até 26/02 21.688 casos confirmados e 7 óbitos confirmados. Em investigação são 33.833 casos e 21 óbitos.

Por Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano