O período chuvoso e as altas temperaturas favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, o que gera há um aumento dos casos de arboviroses, que são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. Porém, em 2024, o número de casos tem aumento expressivamente. Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei, promoveu, neste sábado, 24 de fevereiro, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde dos municípios de Barroso, Bom Sucesso, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e, principalmente, de São João del-Rei, município sede da microrregião de Saúde.

No município de São João del-Rei, as ações de mobilização para o combate ao Aedes aegypti foram concentradas na praça central do bairro Cohab. A Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei montaram tendas com distribuição de materiais educativos e também de orientação da população sobre os riscos da arboviroses. Ao mesmo tempo, outras equipes de mobilizadores percorreram as ruas do bairro em mutirão recolhendo garrafas vazias, pneus e descartáveis. Evitando a formação de reservatórios de água parada que podem servir como criadouro para o mosquito Aedes. Em outra ação coordenada pela equipe de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, foram visitadas casas no bairro Cohab, com aplicação de aero system.

24.02.2024-SJDR - Combate ao Aedes 2

Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, diretora Regional de Saúde de São João Del Rei, explicou a importância das ações realizadas. “É muito importante que todas as pessoas cuidem das suas casas, eliminando focos de Aedes aegypti”, disse. A diretora lembrou também que em mobilizações como as ações do Dia D, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Del Rei e diversas entidades parceiras, a população é conclamada para a conscientização. “Todas as pessoas têm responsabilidades no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nós podemos fazer esse combate dentro das nossas casas e em nossos locais de trabalho, removendo recipientes que possam servir focos do mosquito. É necessário que todos tenham consciência desta missão”, destacou a diretora.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D
Durante o Dia D, em São João del-Rei, 65 imóveis foram vistoriados e cerca de 338 pessoas orientadas. Participaram das estratégias de mobilização parceiros como as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan), 2º Pelotão de Bombeiros Militar, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Torcida Organizada Galoucura de São João del-Rei.

24.02.2024-SJDR - Combate ao Aedes 2

Para combater o Aedes aegypti, é essencial que a população siga as orientações dos profissionais de saúde e Agentes de Combate às Endemias de seus municípios. É preciso manter as residências e os locais de trabalho limpos, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouro para o Aede.. O aposentado José Érgio Ávila, 70 anos, que é morador do bairro Cohab, em São João del-Rei, visitou as tendas das ações de mobilização do Dia D, principalmente de distribuição de materiais educativos e de orientações sobre os riscos da dengue. José Érgio destacou a importância destas orientações e dos cuidados que os moradores do bairro devem ter em suas casas para eliminar focos do mosquito. “É muito importante para a população o conhecimento de detalhes do combate ao mosquito da dengue, mas também é preciso colocá-las em prática. Na rua, ao lado da escola do bairro, por exemplo, existem muitos criadouros do mosquito. Existe também no bairro uma casa com uma piscina desativada, que pode virar um criadouro do Aedes aegypti. Isso não pode acontecer e todos moradores precisam fazer sua parte “, destacou.

Cenário Epidemiológico
Dados pesquisados pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, sexta-feira, 23/2, no Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), mostram que foram notificados 3.874 casos suspeitos de dengue na região de Saúde de São João del-Rei, sendo confirmados 2.287 casos de dengue. Até o momento, não foi notificado óbito causado pela dengue.

Por Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei