Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Varginha, promoveu, no dia 24/02, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população, profissionais de saúde, segurança e diversos outros segmentos. Na macrorregião de saúde sul, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha conseguiu a adesão para a ação simultânea de, ao menos, 42 municípios, correspondendo a 84% dos 50 que fazem parte de sua área de abrangência.

As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

24.02.2024-Varginha-Combate ao Aedes 1

Na região, as ações de mobilização têm envolvido diversas áreas. Os municípios organizaram palestras em empresas e escolas, visita aos comércios, passeatas, carreatas, carros de som com mensagens orientativas, panfletagem, estandes informativos nas praças, entrevistas nas rádios comunitárias, mutirões de recolhimento de materiais, visitas domiciliares, teatros e ações lúdicas com estudantes durante toda a semana.

Luiz Paulo Riceputi Alcântara, Superintendente Regional de Saúde de Varginha, explicou a importância das ações realizadas. “Este Dia D simboliza um esforço coletivo da sociedade em prol da saúde do cidadão mineiro. Com o necessário engajamento de todos para prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, estamos promovendo esta ampla ação de mobilização e conscientização, para que todos se tornem corresponsáveis na luta contra o Aedes Aegypti”, disse o superintendente. Segundo ele, a ampla adesão dos municípios demonstra também a importância do poder público induzindo as ações de combate aos focos do mosquito, envolvendo a sociedade. “É oportuno destacar a adesão e engajamento de outros setores governamentais, sensibilizando seus respectivos públicos-alvo e desenvolvendo ações dentro de suas áreas de atuação, como educação e meio ambiente”, disse.

No Sul de Minas, as ações municipais tiveram como parceira a EPTV, emissora de TV afiliada da Rede Globo, que fomenta em sua 7ª edição a realização do Dia D no combate ao Aedes pelos municípios, em suas praças de atuação em Minas Gerais e São Paulo.

“A parceria entre a EPTV e as Regionais de Saúde, juntamente com o momento atual de epidemia, contribuiu para o sucesso da campanha. Foi muito positiva para aumentar a adesão e engajamento entre as cidades. Tivemos recorde de participação, ultrapassando 100 municípios do Sul de Minas”. Comemora Caroline Botrel, supervisora de relações institucionais da EPTV Sul de Minas.

24.02.2024-Varginha-Combate ao Aedes 2

Na área da Regional de Saúde de Varginha o Dia D contou com a adesão de: Alagoa, Baependi, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Carmo da Cachoeira, Carmo de Minas, Carrancas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Coqueiral, Cordislândia, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Ijaci, Ilicínea, Ingaí, Itamonte, Itanhandu, Itumirim, Itutinga, Jesuânia, Lambari, Lavras, Luminárias, Minduri, Monsenhor Paulo, Nepomuceno, Olímpio Noronha, Passa Quatro, Pouso Alto, Santana da Vargem, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Thomé das Letras, Seritinga, Serranos, Três Pontas e Varginha.

Varginha
Em Varginha, município sede da macrorregião de Saúde Sul, a ação também teve como parceiros: Prefeitura Municipal de Varginha, Polícia Rodoviária Estadual, Superintendência Regional de Ensino, Guarda Civil Municipal de Varginha, Polícia Federal, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

24.02.2024-Varginha-Combate ao Aedes 3

No município o Dia D teve mutirões de limpeza, carro de som com mensagem de orientação à população, carreata e aplicação de UBV (fumacê) em bairros com mais casos positivos de dengue. A ação neste sábado foi realizada nos bairros: Barcelona, Vila Belmiro, Parque Ileana, Monte Castelo, Parque Rinaldi, Corredor São José e Jardim Áurea, a região corresponde a quase 1.750 imóveis e população superior a 6 mil pessoas.

“O Dia D do município, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a EPTV é uma iniciativa muito importante nesse momento porque vai nos ajudar a mobilizar a população em relação aos cuidados que ela tem que ter no combate às arboviroses. Varginha escolheu esses bairros, pela grande incidência de focos do mosquito e por ser uma região populosa e que muito pode nos auxiliar nessa eliminação de larvas do mosquito”, explica a coordenadora de Vigilância Ambiental da prefeitura de Varginha, Vânia Aparecida Silvério Nobre.

A atuação da população é a principal nessa ação e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. Marlene Martins, moradora do Bairro Coretti, em Varginha, teve a casa visitada pelos agentes de endemias neste dia D e sua rua também recebeu o fumacê. “É muito importante essa visita para termos mais certeza de que estamos deixando tudo certo, evitando larvas do mosquito e o carro passando na nossa rua traz mais segurança, diminui o medo de ficarmos doentes”, comentou.

A concentração para a carreata aconteceu na quadra do bairro Corcetti. O secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Bueno Nogueira, reforçou o papel da população. “É muito importante a população receber as equipes em suas casas, manter seus quintais limpos, não acumular entulhos. A gente pede que todos nos ajudem nesse momento e façam sua parte porque só com todos nós unidos, vamos vencer o mosquito da dengue”, afirmou.

O vice-prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, acompanhou as ações do mutirão e a carreata. “O Dia D representa o esforço do poder público e da população, a gente precisa que todos façam a vistoria em sua casa, denunciem os locais que precisarem de uma ação mais efetiva da prefeitura, isso é muito importante para evitarmos que as pessoas adoeçam e até mesmo mortes por dengue. Temos já feito adequações em nossas unidades de saúde para facilitar o acesso e tratamento para as pessoas, mas só vamos vencer isso se cada um fizer o seu papel”, conclui.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Cenário Epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG, registra até o dia 23/02, 3.366 casos confirmados de dengue e 1 óbito confirmado nos 50 municípios da SRS Varginha. O número de casos prováveis de dengue é de 5.414 pessoas, com 3 óbitos em investigação.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi