A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Passos, está coordenando o Dia D em 16 cidades no movimento Minas Unida do Combate ao Mosquito. Em Minas Gerais, aderiram mais de 500 cidades em todas as regiões. Mais da metade das cidades no estado estão realizando simultaneamente mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes.

Nas 16 cidades da Unidade Regional de Saúde (URS) de Passos estão participando das ações de mobilização social para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. São ações como blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras, rodas de conversas, visitas casa a casa para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de manter ambientes sem foco do Aedes dentro das casas é também do cidadão.

24.02.2024-Passos-Combate ao Aedes 1

A SES-MG lembra que o enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

Para realizar o Dia D, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos mobilizou os municípios com alta incidência de casos prováveis de dengue registrados neste ano. Além das prefeituras e secretarias municipais de saúde, a SRS Passos está contando com a parceria de diversas instituições de Passos e região, para promover o Dia D.

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses da SES-MG, na área de abrangência da SRS Passos, com 27 municípios, os primeiros meses de 2024 (até 24/2) registram 6.198 casos prováveis de dengue, com 2.571 casos confirmados e quatro óbitos em investigação. De chikungunya, são nove casos prováveis, dois confirmados, mas sem registros de óbitos. Não há registros de zika na região neste ano.

De acordo com a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, o cenário atual da dengue rompe com o padrão trianual registrado desde o ano de 2010. Mas, por conta das mudanças climáticas e do aumento das temperaturas, o cenário vem mudando. “Por isso, a SRS Passos, desde o mês de outubro de 2023, vem monitorando rigorosamente os casos registrados de dengue e orientando os municípios no desenvolvimento de ações de prevenção e combate ao Aedes aegypt”, disse.

Kátia Gonçalves lembra ainda que o mosquito da dengue tem muita relação com o ciclo chuvoso e com as altas temperaturas, o que pode mudar o comportamento da curva de incidência. A superintendente ressalta também que a SES-MG repassou recursos financeiros para os 27 municípios da área de abrangência da SRS Passos e consórcios de saúde destinados ao combate à dengue. “Chama a atenção para os recursos destinados ao investimento em novas tecnologias – drones – que busca mapear o território, além de disponibilizar os larvicidas, que hoje são o combate mais eficaz em comparação aos veículos de UBV (Ultra Baixo Volume), o fumacê, que matam apenas o mosquito na sua fase adulta”, observa Kátia Gonçalves.

24.02.2024-Passos-Combate ao Aedes 2

Controle mecânico
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano, explica que o Dia D irá intensificar as ações de controle mecânico para a eliminação de focos do mosquito, consistindo em proteção, eliminação ou a destinação adequada de criadouros do inseto. Esses criadouros são objetos, recipientes e outros resíduos, como pneus, materiais recicláveis, vasos de plantas, dispostos em quintais, jardins e até dentro das residências e estabelecimentos diversos.

Com a diminuição dos ambientes favoráveis à sua proliferação, há uma interrupção no ciclo de vida do mosquito e consequente redução da transmissão da dengue, segundo observa Camila Ribeiro. “Sendo assim, os mutirões de limpeza propostos para o Dia D tem um efeito eficaz e duradouro no controle da transmissão da dengue, pois inviabiliza o Aedes desde a larva”, disse. “Os municípios da jurisdição da SRS Passos vêm realizando mutirões de limpeza desde o início do ano, mas reforçaram o compromisso no combate à dengue, se comprometendo a reforçar esta atividade também no Dia D, realizando grande mobilização em seus territórios, todos contra o mosquito”, acrescentou.

Mutirões
Participaram do Dia D da SES-MG os municípios de Bom Jesus da Penha, Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino.

Em Passos, sede da SRS Passos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou duas ações: uma blitz educativa e o mutirão para eliminação de focos do mosquito de quintais, jardins, residências, terrenos baldios e estabelecimentos diversos. “Nós esperamos que a partir de agora a população nos ajude a combater a dengue, com retirada de tudo que possa acumular água”, disse o secretário Thiago Agnelo de Souza Salum.

As ações em Passos tiveram parceria de diversos órgãos municipais e também de outras instituições, como a Polícia Militar de Meio Ambiente, Defesa Civil e Conselho Municipal de Saúde. O mutirão em Passos foi realizado em três bairros com alta incidência de casos prováveis de dengue: Polivalente, Santa Luzia e Recanto da Harmonia.

A SRS Passos contou também com o apoio da rede de televisão EPVT, emissora afiliada da Rede Globo, parceria da SES-MG, que participa da cobertura da campanha de combate ao Aedes nas suas praças de atuação em Minas Gerais e São Paulo.

Por Enio Modesto / Fotos Ascom SRS Passos