Neste sábado, 24/02, centenas de cidades mineiras se uniram no combate ao Aedes aegypti. Parte dessas ações foram organizadas pela Unidade Regional de Saúde (URS) de Uberaba, que mobilizou a população e profissionais de saúde de 19 municípios da Macrorregião Triângulo Sul.

Em Uberaba, Sacramento, Araxá, Frutal, Água Comprida, União de Minas, Pratinha, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, São Francisco de Sales, Fronteira, Limeira do Oeste, Campos Altos, Tapira, Delta, Itapagipe, Pirajuba, Campo Florido e Perdizes foram promovidas ações de mutirões de limpeza, blitz educativas, carreatas, caminhadas, panfletagens com sensibilização, palestras e atividades em escolas.

24.02.2024-Uberaba-Combate do Aedes dia D 2

A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, destacou a importância dessa parceria conjunta. Segundo ela, “quanto mais pessoas e engajadas na causa, maior sua visibilidade e mais sensibilização por parte da população sobre a importância de combater o mosquito para uma vida mais saudável”.

As secretarias municipais de saúde vêm articulando ações conjuntas de combate ao Aedes, com instituições parceiras e outras secretarias ao longo das últimas semanas e, neste sábado, 19 cidades da Regional de Saúde de Uberaba estão trabalhando com suas equipes nas ruas.

Adesão dos municípios
Em Uberaba, município polo da macrorregião, um mutirão de limpeza foi realizado nos bairros Vila Olímpica, Fabrício, São Bento, Tancredo Neves, São José, Jardim Petrópolis, Palmeiras, Espírito Santo, Vila Militar e Nenê Gomes e, ao longo da próxima semana, continuará recolhendo todo o material inservível destes bairros. Além disso, agentes de combate às endemias atuaram em visitas domiciliares, distribuição de material orientativo, bloqueio costal e visita a pontos estratégicos, após uma grande concentração na Praça Magalhães Pinto, no Bairro Fabrício. As ações contaram com apoio da Codau, Câmara Municipal de Uberaba, Tiro de Guerra, e das secretarias de Governo, Comunicação, Defesa Social e de Serviços Urbanos e Obras.

A secretária municipal de saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, assegurou que, “para prevenir a proliferação do mosquito, é fundamental que a população receba o agente de endemias em casa, para que ele faça a averiguação e elimine todas suas possibilidades de proliferação. “Nós mobilizamos quatro caminhões de limpeza, 150 agentes de endemias, com três equipes de bombas costais, além de nove agentes voltados para panfletagem. Vamos distribuir cerca de quatro mil panfletos na blitz educativa e nos 11.455 imóveis que pretendemos visitar hoje e ao longo da semana, abrangendo uma população de 21.443 nas áreas trabalhadas”, reforçou.

Esse ano, também foram realizadas ações contra a dengue nos bairros Residencial 2000, Girassóis 1, 2, 3, 4 e Copacabana, em Uberaba.

A equipe de agentes comunitários de Uberaba se mobilizou, ao longo da semana, para realizar trabalho de limpeza em residência do Bairro Jardim Espírito Santo, na qual havia muito entulho acumulado. A moradora do local, Divina Aparecida Coelho Teodoro, afirmou que os profissionais são muito esforçados e simpáticos. “A equipe sempre faz contato, para checar as condições da casa e fazer orientações, mas nem sempre consegue. Hoje foi muito bom ter feito essa abertura, já que eu tenho problema no pulmão, e não posso ficar doente, não posso pegar dengue” afirma.

24.02.2024-Uberaba-Combate do Aedes dia D 3

Em Araxá, foi realizada carreata pela cidade, blitz educativa no Calçadão e na Avenida Antônio Carlos, mobilização social no Bairro Parque das Flores, Mutirão de Limpeza no bairro PEP 12, palestras na unidade de saúde Uninordeste e ações em todas as unidades de saúde da família no município, além de resgate de imóveis fechados com apoio dos agentes comunitários e de endemias.

A secretária municipal de saúde de Araxá, Cristiane Pereira, explica que essas e outras ações, como a educação ambiental, realizada por meio de palestras em escolas e empresas, teatros e participação em eventos e reuniões multissetoriais, promovida pelos educadores em saúde, fazem parte da rotina de trabalho no município. “Treinamentos e capacitações voltadas para os profissionais, também fazem parte das ações de rotina do município”, conclui.

Em Itapagipe, foram realizadas palestras em empresas, como BP Bungue, e junto aos alunos do Programa Caminhos do Futuro, que também participaram de blitz educativa no centro da cidade, onde havia ainda, brincadeiras de rua, pipoca, brinquedos e panfletagem para as crianças. De acordo com a educadora em saúde e subsecretária de políticas antidrogas, Thaíssa Barcelos, “a equipe de saúde está mobilizada na conscientização da população sobre como combater o mosquito na rotina de cuidados das famílias do município”.

Cenário Epidemiológico
Na SRS Uberaba, foram notificados 4.775 casos prováveis de Dengue, com 6 óbitos em investigação e 56 casos prováveis de Chikungunya, com 1 óbito confirmado, em 2024.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Sara Braga