Dez municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova realizaram, neste sábado (24/2), o Dia D - Minas Unida no Combate ao Mosquito. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), aconteceu em mais de 500 municípios mineiros. Na área da SRS Ponte Nova, participaram os municípios de Alvinópolis, Barra Longa, Dom Silvério, Paula Cândido, Ponte Nova, Rio Doce, Rio Casca, São José do Goiaba, Sem-Peixe e Sericita.

Em Ponte Nova, a ação, articulada com diversos parceiros, entre os quais as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Juventude e Meio Ambiente, Departamento Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda-Mirim e outros atores, contou com a participação de equipe da SRS Ponte Nova, que acompanhou todas as atividades propostas: passeata na Vila Alvarenga, mutirão de limpeza no Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito, caminhada com o Grupo de Práticas Corporais no bairro Triângulo, passeata e ação educativa na Escola Municipal Senador Miguel Lanna, no bairro São Pedro.

Mobilização em Ponte Nova

O movimento em Ponte Nova contou com a participação de 350 pessoas e envolveu o trabalho de 25 agentes comunitários de endemias, cinco servidores da pasta de Meio Ambiente, 14 profissionais contratados pelo programa Desentulho e dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a superintendente regional Josy Duarte, que acompanhou a mobilização em Ponte Nova, é de muito importante atuar nos quatro eixos prioritários previstos nas diretrizes do Programa Nacional de Controle das Arboviroses: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial, comunicação e mobilização social. “No entanto, considero esse último eixo o mais importante. A participação da população e o envolvimento da sociedade na eliminação dos criadouros do mosquito é determinante na redução da incidência e da infestação do Aedes aegypti. O Dia D está acontecendo hoje, mas o cuidado e a responsabilidade devem ser permanentes”, destacou.

Ela ressaltou que o tratamento a Ultra Baixo Volume (UBV Pesado), conhecido como fumacê, não controla, de forma individual, o cenário epidêmico, sendo necessária, além da mobilização social, a intensificação das ações de tratamento com inseticidas, remoção física dos focos, de materiais que podem acumular água, transformando-se em criadouros do mosquito e educação em saúde.

Segundo o coordenador de Endemias de Ponte Nova, Raniely Saraiva, o evento foi pensado de forma a abranger as áreas com maior incidência das arboviroses. “Realizamos um grande trabalho conjunto, que envolve ações de conscientização, mobilização e mutirão de limpeza. Juntos, com o fundamental apoio da população, vamos vencer essa guerra contra o mosquito”.

Mobilização em Ponte Nova

O servidor da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Fabiano Bitarães, mais conhecido como Fabiano Show, fez questão de vestir a fantasia de Aedes aegypti e animou a passeata no bairro Triângulo. “Hoje é um dia de luta e quero falar para todas as pessoas como é importante cuidar da sua casa e limpar os seus quintais. Não podemos esquecer que esse mosquito nos deixa muito doentes e pode até matar”, declarou.

Ação de mobilização no município de Dom Silvério

Encerrado o Dia D, a SRS Ponte Nova faz um chamamento para que os municípios da região se mobilizem para o próximo movimento estadual, que acontecerá no dia 23 de março.

Cenário regional
Conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 23/02/2024 (sujeitos a alterações), a área da SRS Ponte Nova contabiliza, em 2024, 2.885 casos prováveis de dengue e 881 casos confirmados do mesmo agravo. Quanto à chikungunya, foram registrados 396 casos prováveis da doença, 201 casos confirmados e 1 óbito em investigação.

Por Tarsis Murad / Fotos: Tarsis Murad e SMS Dom Silvério