O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

Diante do cenário crítico das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Leopoldina, promoveu, no dia 24/2, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de 13 dos 15 municípios sob jurisdição da regional.

24.02.2024-Leopoldina-Combate à dengue 2

As ações ocorreram em Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Laranjal, Leopoldina, Palma, Pirapetinga, Recreio, Santana de Cataguases e Santo Antônio do Aventureiro.

Como estratégias para convocar e sensibilizar a comunidade, a programação dos municípios contemplou ações de panfletagem, tendas da saúde com abordagens de vários temas, atividades lúdicas, orientações à comunidade, rodas de conversa, palestra, carreata, mutirões de limpeza e blitz educativa.

Rafaela Chiconeli, gerente regional de Saúde de Leopoldina, destaca que “as ações realizadas neste Dia D são fundamentais, visto que o controle do mosquito Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. Aproveito para convidar a todos para participarem desse momento novamente no dia 23 de março, para que tenhamos um combate cada vez mais eficaz contra as arboviroses.”

A programação completa pode ser conferida no site da SES: ww.saude.mg.gov.br/aedes

24.02.2024-Leopoldina-Combate à dengue 3

Cenário atual
De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e os casos prováveis de dengue nas quatro últimas semanas, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina apresenta sete municípios classificados em muito alta incidência, quatro em alta e quatro em média incidência.

Por GRS Leopoldina