Combater as arboviroses dengue, zika e chikungunya é um desafio que necessita da união de todos, do poder público e de toda sociedade para eliminar os focos do mosquito Aedes. Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de  Pouso Alegre promoveu, no dia 24 de fevereiro, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de 32 municípios.

Em Borda da Mata, houve intensificação de ações de mobilização nas escolas com participação de equipes de Saúde da Família, operação de limpeza urbana, com auxílio dos profissionais do setor de obras, e ações de bloqueio e remoção mecânica de possíveis criadouros com equipe de Endemias. No município de Extrema foi realizado o recolhimento de materiais que poderiam acumular água e focos do Aedes; ações educativas nos portais da cidade e na praça central; vistorias e ações nas residências dos bairros mais atingidos pela doença e ações educativas nas escolas. Em Camanducaia a ação de mobilização foi focada na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, com o recolhimento de latinhas, pneus, vasilhas e demais recipientes.

24.02.2024-Pouso Alegre- Combate ao Aedes 2

A superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira, explicou a relevância das ações realizadas. “É importante mobilizar todos os municípios para adesão ao Dia D, no qual serão desenvolvidas ações de conscientização da população, de modo que possamos minimizar o impacto da dengue na nossa região. A união de todos é fundamental para que tenhamos êxito”. A superintendente também reforçou a importância dos parceiros nessa ação, como a Secretaria Municipal de Educação, Sindcomércio e outros atores que estabeleceram parcerias com a regional.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D
A população é o principal ator dessa ação, e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e agentes de combate às endemias de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios No município de Extrema, no dia 24/02, estão sendo realizadas ações para combater e prevenir as arboviroses - dengue, zika e chikungunya -junto com as secretarias municipais de obras, meio ambiente, defesa civil e educação.

24.02.2024-Pouso Alegre- Combate ao Aedes 3

A secretária municipal de Saúde de Extrema, Patrícia Carneiro, comentou sobre a mobilização no combate ao mosquito na cidade. “As ações acontecem simultaneamente na cidade. Mobilizamos o recolhimento de materiais que podem acumular água e se tornarem foco do Aedes”, observou a secretária. Durante a semana, a população foi avisada para separar os itens que não são mais utilizados para recolhimento no sábado. Os moradores foram convidados a participar de ações educativas nos portais da cidade e na praça central. “As equipes de endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão em visita para vistorias e ações nas residências dos bairros mais atingidos pela doença, pois temos 85 casos leves confirmados no município”, disse.

Patrícia Carneiro também enfatizou a importância das ações na área educacional. Ela ressaltou que, “nas escola, o assunto foi abordado em sala de aulas, orientando as crianças, pois eles são nosso futuro, nosso município está empenhado não só na data de hoje mas diariamente contra a doença. É uma luta constante e incansável”.

A cobertura das ações de mobilização do Dia D da campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito em Pouso Alegre contou com a cobertura da EPTV, parceira da SES-MG e da SRS Pouso Alegre. A emissora é afiliada da Rede Globo e participa da cobertura da campanha de combate ao Aedes nas suas praças de atuação em Minas Gerais e São Paulo.

Cenário Epidemiológico
De acordo com o painel de vigilância de arboviroses do Estado de Minas Gerais, na área de abrangência da Superintendência da Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, até o momento há 3.474 casos prováveis, 1.626 casos confirmados e nenhum óbito.

Por Otávio Coutinho / Foto SMS Extrema e SMS Camanducaia