A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos. Desta forma, combater os focos do mosquito requer ações de prevenção e combate tanto da parte do poder público quanto de cada cidadão.

Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas, promoveu, no dia 24/2, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de 21 municípios, principalmente em Patos de Minas, município sede da macrorregião de Saúde Noroeste.

Ação de mobilização na cidade de Patos de Minas

Nos municípios da região, diversas ações estão sendo implementadas para combater o avanço das arboviroses. Em São Gotardo, foi realizado um mutirão de visitas às casas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), fornecendo orientações/panfletagem e eliminando focos do mosquito Aedes.

Em João Pinheiro, uma blitz educativa foi realizada no semáforo do Banco Mercantil, seguida por uma mobilização na Feira Livre, onde panfletos foram distribuídos e orientações foram oferecidas pela equipe de Educação em Saúde. Houve também um mutirão de limpeza no bairro com maior índice de infestação do mosquito.

Em Patos de Minas, um mutirão de recolhimento foi conduzido nos bairros Quebec, Vila Rosa, Jardim Recanto e Nossa Senhora Aparecida, juntamente com blitz educativas em diversos pontos do centro da cidade. Essas ações visam mobilizar a comunidade e reduzir os índices de infestação do mosquito transmissor das arboviroses.

Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, explicou a importância das ações realizadas. “A Superintendência Regional de Saúde está presente na Orla da Lagoa Grande, em Patos de Minas, e hoje ocorre o dia D, uma ação que engloba os 21 municípios da nossa região de saúde. Estão sendo realizadas diversas atividades, como blitz, ações educativas e de sensibilização para conscientizar a população sobre a importância de manter suas casas livres de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, disse a superintendente. Essa iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo a Superintendência Regional de Saúde, os municípios, escolas e empresas, visando uma mobilização social conjunta. “É relevante destacar que a Secretaria de Estado da Saúde está também empenhada no combate outras doenças, além da dengue, e está capacitando profissionais para fornecer assistência adequada. Juntos, estamos trabalhando para combater esses problemas e implementar medidas eficazes” ressalta Maíra Lemos.

A programação completa pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D
Durante o Dia D, nas 21 cidades mobilizadas, vários imóveis foram vistoriados e pelo menos 500 pessoas orientadas. Participaram das estratégias importantes parceiros, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e diversos setores da administração pública dos municípios.

Mobilização no muinicípio de João Pinheiro
A população é o principal ator dessa ação, e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e agentes de combate às endemias de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. Raquel Maximiano de Melo, Agente de Combate de Endemias (ACE), que mora em Patos de Minas, participou do mutirão de limpeza educativo, que é uma iniciativa comunitária que visa conscientizar e mobilizar a população para a limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. A atuação envolve atividades como remoção de entulhos, orientações sobre descarte correto de resíduos e ações educativas para prevenir a proliferação de doenças transmitidas por vetores.

“Estamos realizando o projeto Mutirão no Dia de Combate à Dengue, uma iniciativa que ocorre em toda Minas Gerais. O foco é realizar um levantamento nas residências mais críticas, batendo em todas as portas do bairro e solicitando a colaboração dos moradores”, disse Raquel Melo. Ela explica que, para aqueles que aceitam e permite a entrada, recolhemos o lixo que possa acumular água. Para os moradores que não aceitam, são deixados sacos de lixo fornecidos pela Vigilância Epidemiológica para a coleta desses materiais. “É fundamental a colaboração dos moradores, pois não temos acesso sozinhos. Conseguimos retirar diversos objetos das propriedades, incluindo móveis e eletrodomésticos, graças à cooperação da maioria dos moradores. Os caminhões da cidade estão recolhendo o material deixado nas calçadas”, afirmou.

Mobilização no município de São Gotardo

Cenário Epidemiológico
De acordo com o mais recente painel epidemiológico, os 21 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas enfrentam um desafio crescente no combate às arboviroses. A incidência dessas doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, tem sido motivo de preocupação para as autoridades de saúde locais.

Os números revelam um aumento significativo nos casos registrados nas últimas semanas, refletindo a necessidade urgente de medidas preventivas e de combate mais eficazes. A população é incentivada a colaborar ativamente, adotando práticas de eliminação de criadouros e proteção contra picadas de mosquitos. Tendo um óbito confirmado de dengue, e nove óbitos em investigação. Os dados podem ser verificados no painel: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel.

Diante desse cenário, a SRS Patos de Minas intensifica suas ações de vigilância epidemiológica, capacitação de profissionais de saúde e mobilização comunitária. A conscientização e o engajamento de todos são fundamentais para conter a propagação dessas doenças e proteger a saúde da população local.

Por Pedro Lucas