No dia 19 de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou um importante evento de Alinhamento Estratégico de Arboviroses. Com a presença do Subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Campos, o evento contou também com a participação dos 34 municípios da região, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Superintendência Regional de Ensino, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Conselho de Secretarias Municipais de Minas Gerais Gerais (COSEMS-MG) e Associação Mineira de Munícipios (AMM).

Durante o evento, Eduardo Campos pontuou que é crucial destacar a importância dos planos municipais de contingência. “Devemos identificar o cenário epidemiológico de cada território e estabelecer práticas concretas para melhorar a organização da rede de saúde e demais parceiros. Além disso, é fundamental ressaltar a necessidade do manejo clínico adequado do paciente com chikungunya para garantir uma evolução favorável. Esses pontos enfatizados acrescentam ainda mais relevância ao evento, fornecendo diretrizes claras para enfrentar os desafios das arboviroses na região”, reforçou.

CRÉDITOS: SRS Coronel Fabriciano
Foi apresentado um amplo panorama epidemiológico das arboviroses na região, salientando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para o controle e prevenção dessas doenças. Além disso, foram discutidas as ações do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES), as estruturas e objetivos propostos para combater as arboviroses, bem como a matriz de responsabilidade para a gestão, vigilância, comunicação, assistência e controle vetorial.

O consultor da OPAS, Fabiano Geraldo Pimenta, enfatizou a importância da colaboração entre a OPAS e a SES-MG para enfrentar a situação epidêmica das arboviroses. “Devemos priorizar áreas de maior incidência e risco, visando evitar óbitos, especialmente entre grupos vulneráveis como idosos, crianças e gestantes. A parceria entre a OPAS e a Secretaria de Estado da Saúde é fundamental para reduzir o impacto da epidemia e preservar vidas na região”, salientou.

Além disso, foi anunciado que ocorrerá um dia de mobilização intensiva no combate ao mosquito transmissor das arboviroses em 24 de fevereiro. O objetivo é reforçar as estratégias do programa "Governo de Minas Unido no Combate ao Mosquito", promovendo discussões entre os parceiros envolvidos, delineando estratégias-chave e estabelecendo pontos focais de atuação. A análise dos recursos disponíveis visa a implementação eficaz dessas medidas, representando uma colaboração conjunta para otimizar as ações de combate ao mosquito transmissor de doenças, em prol da promoção da saúde e do bem-estar da população da região.

Dengue na região

Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 35 municípios da Gerência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, até o dia 19/02, foram registrados 10.213 casos prováveis de dengue, sendo 4.623 desses casos confirmados e 0 óbito até o momento, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel).
Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas sejam realizadas em união de esforços com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

Por SRS Coronel Fabriciano