Com o objetivo de fortalecer as estratégias da ação Governo de Minas Unido no Combate ao Mosquito, o dirigente e técnicos da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí reuniram-se presencialmente no auditório da GRS Unaí na sexta-feira, 9/2, com representantes dos órgãos estaduais e municipais que atuam na microrregião de Saúde de Unaí/Paracatu para discutir e definir uma atuação conjunta para a eliminação de focos do Aedes.

Participaram representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, do Meio Ambiente, dos Conselhos Municipais de Saúde, das Secretarias Municipal de Saúde, das Câmaras Municipais de Vereadores, do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Prefeitos da microrregião

09.02.2024 - Unaí reunião2

José Juliano Espíndula, dirigente regional de saúde de Unaí, ressaltou a importância da colaboração e integração de todos os setores da sociedade para enfrentar o desafio das arboviroses, “a união de esforços entre os representantes dos órgãos estaduais e municipais, bem como das instituições da sociedade civil, é fundamental para implementar as estratégias necessárias e alcançar resultados efetivos na prevenção e controle da dengue e da chikungunya em nossa região.”

A referência técnica das arboviroses na Regional, Lucas Mendes Diniz, explicou que o cenário epidemiológico da região é preocupante. “Se compararmos a incidência acumulada das últimas 4 semanas de 2023 com o mesmo período em 2024, apenas 3 dos 12 municípios estavam com incidência alta ou muito alta em 2023. No entanto, neste ano de 2024, 10 dos 12 municípios apresentaram incidência alta ou muito alta”, disse.

Durante a reunião, foram abordados diversos temas, incluindo os números das doenças no território, instruções sobre como acessar o painel temático das arboviroses e as características do Aedes aegypti, os principais focos do mosquito e métodos de identificação e eliminação. Além disso, foram apresentados comparativos com o mesmo período do ano anterior, sugestões de ações para o Dia D (24/02) e disponibilização de materiais digitais para divulgação. Também houve discussões de estratégias entre os parceiros, definição de pontos focais e um panorama das iniciativas já em andamento no município e no estado, juntamente com os recursos disponibilizados. A Regional de Unaí contará com representantes em todos os municípios para apoiar e executar as ações do Dia D (24/2).

Dengue e chikungunya na região

Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 12 municípios da Gerência Regional de Saúde de Unaí, até o dia 05/2, foram registrados 868 casos prováveis de dengue, sendo desses, 639 casos confirmados e um óbito em investigação para a doença, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel).

Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas sejam realizadas em união de esforços com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

Por GRS Unaí