Com o objetivo de fortalecer as estratégias da ação Governo de Minas Unido no Combate ao Mosquito, os dirigentes e técnicos das Unidades Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba reuniram-se (por videoconferência) na quinta-feira, 8/2, com representantes dos órgãos estaduais que atuam na macrorregião de Saúde do Triângulo do Norte para discutir e definir uma atuação conjunta na eliminação de focos do Aedes.

Foto: Lilian Cunha

Participaram representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, da Fundação Hemominas, da Companhia Energética de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Fazenda

Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de saúde de Uberlândia, ressaltou as principais diretrizes da ação para evitar casos e óbitos por dengue e chikungunya. “É uma ação institucional para multiplicar as informações oficiais nos órgãos e na comunidade, mapear os principais pontos que podem acumular água nos locais de trabalho e pensar em estratégias conjuntas”.

Ao longo do encontro foram apresentados os números da doença no território, como acessar o painel temático das arboviroses, ciclo de vida e características do aedes aegypti, quais são os principais focos do mosquito e como identificá-los e eliminá-los. Foi apresentado também a parceria nas ações de mobilização social, incluindo o Dia D (24/2) da ação “Minas Unida no Combate ao Mosquito”.

Na próxima reunião, dia 27/2, serão apresentadas as principais estratégias dos planos de ação propostos pelos órgãos, em que, além dos representantes estaduais, estarão presentes os representantes das secretarias municipais de Saúde da região.

Dengue e chikungunya na região

Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 27 municípios da macrorregião de saúde do Triângulo do Norte, até o dia 8/2/2024, foram registrados 5.442 casos prováveis de dengue, desses, 3.377 casos foram confirmados e 6 óbitos em investigação para a doença. Foram notificados 322 casos prováveis de chikungunya, destes, 99 foram confirmados e há um óbito em investigação para a doença.

Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas aconteçam, em uma união de esforços do Governo de Minas, para que atuem colaborativamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

Por Lilian Cunha