A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou na quarta-feira, 07/02, reunião técnica conjunta de  Arboviroses com gestores dos municípios da área de abrangência da SRS. O objetivo é o alinhamento e orientação sobre diretrizes e fluxos da Vigilância, prevenção, assistência e mobilização social, referentes às Arboviroses.

A SRS Pouso Alegre apresenta em 2024, até 05/02, 1.206 casos prováveis de dengue, já ultrapassando o total de casos prováveis de todo o ano de 2023. Foram abordados o cenário epidemiológico das Arboviroses, notificação, investigação e diagnóstico das Arboviroses, classificação de risco e fluxos assistenciais, papel da Atenção Primária, diretrizes gerais de controle vetorial, e orientações do Plano de Contingência Municipal do Enfrentamento às Arboviroses

“O alinhamento das diretrizes e informações importantes sobre a vigilância e assistência municipais das arboviroses contribui para o fortalecimento da vigilância e ações de controle vetoriais”, pontuou Patrícia Silva , coordenadora Núcleo de Epidemiologia da SRS.

A coordenadora  do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional, Izaura Mariana Sobreiro, reforçou a necessidade de mobilização na saúde estadual, dos municípios e da população. “Diante do cenário de emergência sanitária em Minas Gerais e número de casos na região extremo sul, a mobilização de toda equipe de saúde torna-se fundamental no enfrentamento das Arboviroses no território”, disse.

Foto: Otávio Coutinho

Por Otávio Coutinho