O Comitê Regional de Combate e Enfrentamento às Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas se reuniu, no dia 22/1, para alinhar estratégias de atuação junto aos 24 municípios da sua área de abrangência.

Estiveram presentes os técnicos da Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, Atenção Primária à Saúde (APS) e  Assistência Farmacêutica da SRS Alfenas. Foi avaliado o painel de casos de arboviroses divulgado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Aedes Crédito  Fiocruz Raul Santana 2

Cenário regional

De acordo com o painel de monitoramento de casos de arboviroses (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel), os municípios sob jurisdição da SRS Alfenas, apresentam, até o dia 25/1, 652 casos prováveis de dengue, 422 casos confirmados, 2 óbitos em investigação e 1 óbito confirmado. Um caso provável de chikungunya e nenhum caso de zika.

Em relação à dengue, os municípios de Arceburgo, Areado e Serrania estão com muito alta incidência de casos; Monte Belo alta incidência; Cabo Verde média incidência e Fama silencioso. Os demais municípios, estão com baixa incidência.

Cenário do estado de Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, até 25/01, são 49.912 casos prováveis de dengue. Destes, 17.887 casos foram confirmados. Até o momento o estado apresenta 24 óbitos em investigação e 2 óbitos confirmados.

Atuação da Regional

Durante a reunião do comitê foram alinhadas ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti que serão reforçadas junto aos técnicos municipais, como mutirões de limpeza, ações de bloqueio para eliminação de focos do mosquito e agilidade na comunicação de casos suspeitos que chegam até as Unidades de Saúde, visando maior eficiência nas ações de bloqueio.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Alfenas, Érika Westin, “para que não haja grande aumento no número de casos, as ações de combate e controle da dengue devem que ser realizadas durante todo ano e não somente no período de alta transmissibilidade da doença”.

Foram avaliadas também na reunião as solicitações de Ultra Baixo Volume (UBV) para os municípios com alta incidência de casos, que serão aprovadas pelo Nível Central e estabelecido o cronograma para as próximas reuniões do comitê, que devido ao cenário, serão semanais.

Por Superintendência Regional de Saúde de Alfenas / Foto: Raul Santana - Fiocruz