Com o propósito de aprimorar continuamente a saúde da população e conscientizar sobre a iminente ameaça das arboviroses na região, o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (Crea) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, em 10 de janeiro de 2024, desenvolveu estratégias adicionais a serem implementadas. O fortalecimento das medidas de controle, por meio de campanhas de conscientização e ações direcionadas à eliminação de focos do mosquito transmissor, assume papel crucial na redução do impacto dessas doenças e na promoção da saúde.

Diante do cenário alarmante, em 2023, que registrou um total de 37.679 casos no ano passado, incluindo 25.236 de dengue,  12.442 de chikungunya e 1 casos de zika, além de 3 óbitos confirmados por dengue, conforme informações disponíveis emhttps://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel, a SRS Coronel Fabriciano está atenta para a possibilidade de um aumento significativo de casos de endemias no ano de 2024.

23.01.2024-Coronel-Fabriciano-arboviroses

A SRS Coronel Fabriciano intensifica esforços no combate às arboviroses, seguindo recomendações do comitê, como a ampliação de veículos UBV. Adicionalmente, implementa uma Força-Tarefa para otimizar ações de combate ao mosquito, na forma adulta e de larva, mobilizando recursos especializados. Paralelamente, promove Mobilização Social para conscientização da comunidade sobre práticas preventivas. Essa abordagem integrada visa fortalecer a eficácia das iniciativas no enfrentamento das arboviroses na região.

Joel Caldas, referência técnica em arboviroses da SRS Coronel Fabriciano, responsável pela condução do trabalho em campo, enfatizou que “o método de controle de mosquitos conhecido como Ultra Baixo Volume emerge como a opção mais eficaz para combater a propagação da dengue nos municípios”. Ele ressaltou que, "em contraste com o tradicional ‘carro fumacê’, que utiliza calor para criar uma névoa de inseticida, o UBV emprega uma abordagem mais precisa e eficiente para erradicar o foco da dengue, sendo mais eficiente em qualquer tipo de área e nas condições específicas dos municípios”. A referência técnica informou também que “ao pulverizar finas gotículas em forma de névoa com uma quantidade mínima de inseticida, o UBV cobre eficientemente áreas desafiadoras. Além disso, destaca-se por sua menor pegada ambiental e custos potencialmente mais baixos".

Atenção

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, destaca a importância crucial da colaboração de toda a sociedade no combate à dengue e outras arboviroses. Para prevenir a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças, é fundamental adotar medidas preventivas, tais como:

• Verificar e eliminar qualquer local propício à acumulação de água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas vazias, calhas entupidas, entre outros.

• Manter a caixa d'água devidamente vedada.

• Realizar a limpeza regular de ralos e calhas.

• Utilizar repelentes corporais e inseticidas em áreas com presença de mosquitos.

• Instalar telas em janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos em ambientes fechados.

• Utilizar roupas adequadas, especialmente em regiões com alta incidência de mosquitos, cobrindo o máximo possível do corpo.

• Evitar o acúmulo de lixo e entulho, que podem se tornar criadouros do mosquito.

• Manter-se informado, seguindo as orientações das autoridades de saúde e atentando para recomendações específicas de sua região.

Por Lais de Souza