No Governo de Minas, o ano de 2023 foi marcado por investimentos na Saúde. Para garantir o funcionamento dos hospitais, realização de cirurgias, pagamento de profissionais de saúde, medicamentos e insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) fez o repasse de R$ 255.075.202,36 para os dezoito municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia recebeu R$ 156.844.952,62.

Os recursos estão sendo destinados para a aumentar a humanização do atendimento e melhoria da qualidade de vida numa região que tem mais de um milhão de habitantes. O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, destacou alguns avanços. “Em 2023, ampliamos a oferta das cirurgias eletivas e de serviços hospitalares. Houve melhoria no transporte dos pacientes, estratégias para aumentar as coberturas vacinais e adoção de tecnologias para o combate ao mosquito transmissor das arboviroses”.

SAMU 192 - Triângulo do Norte

Ele completou ressaltando alguns ganhos assistenciais. “Em Araguari, a inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família foi um marco para atender a média e alta complexidade”. Pires reforçou que “a habilitação - pelo Ministério da Saúde - da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a garantia da construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde beneficiam a população de Patrocínio, e com o início das obras da UPA de Coromandel, ampliamos o atendimento de média complexidade na microrregião de Saúde Patrocínio/Monte Carmelo”.

Principais investimentos na região

Valora Minas - há previsão que a SES-MG repasse, em 2023, mais de R$ 114 milhões para o Valora Minas - que inclui os recursos hospitalares, Otimiza SUS, Urgência e Emergência e Cuidados Intensivos, com o objetivo de fortalecer a média e alta complexidade assistencial. Específico para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) são R$ 34 milhões.

Opera Mais - em 2023, ampliou-se os prestadores e também a quantidade de cirurgias eletivas realizadas pelo Opera Mais em relação a 2022 - aumento de 25%. Estão previstos, para este ano, mais de R$ 11 milhões aos onze hospitais de dez municípios da região.

SAMU 192 - em funcionamento há mais de cinco anos para atender a macrorregião de saúde do Triângulo Norte - 26 municípios; a SES-MG destinou mais de R$ 25 milhões para o custeio anual deste serviço.

Transporta SUS - pensando na locomoção dos pacientes para o tratamento em saúde, a SES-MG destinou mais de R$ 8 milhões no custeio do transporte inter e intramunicipal em 2023 para todos os dezoito municípios. Até 2026, os Consórcios Municipais de Saúde da região - Triângulo Mineiro e Paranaíba - serão contemplados com 14 micro ônibus, sendo 10 e 4 veículos, respectivamente; no valor global de R$ 8.554.000,00.

Vacina Mais, Minas - as Secretarias Municipais de Saúde receberão ao todo mais de R$ 6 milhões para financiar estratégias com a comunidade escolar. Soma-se também o vacimóvel, que é uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas. Ainda com repasse estadual, a região contará com nove vacimóveis - quatro unidades municipais (Araguari, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia) e cinco por meio de consórcio de saúde (para atender os demais quatorze municípios).

Arboviroses - ao longo de 2023, as ações de combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika foram intensificadas. Foram investidos quase R$ 2 milhões para a compra de drones e publicado recursos para intensificação das ações municipais que correspondem a R$ 4 milhões para beneficiar a região.

Programa Miguilim - para garantir a saúde ocular dos estudantes, com consultas, exames e óculos, será aportado para o ano de 2024, quase R$ 1 milhão para sete municípios da região para atender a população referenciada própria e de cidades vizinhas.

Por Lilian Cunha / Fotos: Antônio Cotta e Beto Oliveira