No dia 22 de dezembro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, em colaboração com municípios da sua área de abrangência, promoveu ações de conscientização, intensificando a luta contra as arboviroses.

Inicialmente, foi realizada uma sensibilização para o combate às endemias, seguida por reunião com representantes municipais, que visou adotar medidas eficazes para eliminar os criadouros do mosquito e planejar ações preventivas para conter a disseminação de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

26.12.2023-Coronel-Fabriciano-Arboviroses 2

As atividades educativas foram realizadas nos municípios de Joanésia, Santana do Paraíso, Timóteo, Ipaba, Braúnas, Piedade de Caratinga, Bom Jesus do Galho, Ipatinga, São João do Oriente, Vermelho Novo e Caratinga e alcançaram pontos estratégicos nos municípios, com destaque para uma Blitz Educativa. Durante essas ações, foram distribuídos materiais informativos que orientavam sobre práticas eficazes para eliminar focos de reprodução do mosquito.

Micheline Araujo, coordenadora de Vigilância e Saúde da SRS Coronel Fabriciano,  enfatizou a importância de ações coordenadas na região, “incentivando os municípios, mesmo com índices reduzidos de ocorrência, a intensificar suas medidas de controle”. A coordenadora informou que “foi proposta a participação ativa da sociedade. Este esforço de mobilização evidencia a importância de uma abordagem abrangente para enfrentamento das arboviroses de forma mais eficaz”.

A mobilização não se limitou a informar. Buscou engajar a comunidade no combate contra as arboviroses. A participação dos municípios e da regional juntamente com a população, mostra a necessidade de mais atenção e enfrentamento em relação às arbovirose com a chegada do período chuvoso e do aumento das temperaturas, condições propícias para a proliferação do mosquito e aumento dos casos das doenças por ele transmitidas.

Por Lais de Souza