No dia 13 de dezembro, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu o 2º Seminário Regional de Arboviroses. O evento teve como público-alvo os Agentes de Combate às Endemias (ACE), coordenadores de Zoonoses, coordenadores de Vigilância em Saúde, Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde (APS) e Assistência Farmacêutica dos municípios da área de abrangência da GRS Unaí.

Durante as palestras, Gabriele Debortoli, médica veterinária e mestranda em Biologia Animal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), falou sobre o vetor da leishmaniose visceral canina, ressaltando a importância do controle da doença através de medidas como o uso de coleiras. A profissional destacou os estudos que indicam a eficácia dessas coleiras na redução da incidência, tanto em cães quanto em humanos.

13.12.2023 - Unaí - Arboviroses 2

As questões relacionadas à raiva, tanto nos herbívoros quanto na raiva silvestre foram o foco da apresentação de Lysandra Martineli, fiscal agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Ela enfatizou a importância da identificação dos morcegos e a necessidade de informar a população sobre os procedimentos corretos em caso de avistamento desses animais.

O biólogo e professor José Antônio Paniagua apresentou palestra sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças associadas a ele, com ênfase na dengue. Ele destacou “a participação ativa dos agentes de saúde e a importância da educação da população para o controle efetivo do mosquito, prevenindo assim a propagação de doenças.”

Durante o seminário, houve uma apresentação sobre a organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde em situação de aumento de casos ou de epidemia de dengue. Para a coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Amanda Mares, um dos eixos de enfrentamento das arboviroses é a assistência e é esperado que a maioria dos casos suspeitos ou confirmados de arboviroses sejam atendidos e acompanhados na atenção primária. “Mesmo aqueles  encaminhados para o nível hospitalar muitas vezes são captados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). É essencial que os municípios se organizem, qualifiquem e estruturem suas equipes de atenção primária antes do período de maior incidência da doença, para garantir assistência e manejo adequados dos casos, reduzindo óbitos e mantendo uma vigilância eficaz sobre os territórios”, ressalta a coordenadora.

O destaque do seminário foi a premiação para incentivar os municípios na captura de escorpiões, visando abastecer a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a produção de soro antiescorpiônico. O intuito é não apenas combater os impactos locais desses animais peçonhentos, mas também contribuir para a produção de antídotos essenciais.

Diante da preocupação com o novo sorotipo, DENV3, identificado no estado de Minas Gerais, somando-se ao início do período sazonal de arboviroses, vigilância do controle da raiva animal e de outras endemias e zoonoses, muitas vezes negligenciadas, o seminário visou prevenir, qualificar e orientar os profissionais da saúde em relação a esses agravos. “Todos os anos as arboviroses necessitam da atenção dos trabalhadores da saúde e dos cidadãos, ocasionando uma desatenção nas outras doenças. Esperamos que os participantes do seminário se atentem para os demais agravos”, explica a referência técnica em arboviroses da GRS Unaí, Lucas Mendes Diniz.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros