A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, por meio das referências técnicas de Atenção Primária à Saúde (APS), está planejando a realização de reuniões regulares com as equipes municipais para atualização e organização dos processos de trabalho nos territórios. O assunto foi abordado em uma reunião técnica, com participação de gestores, coordenadores de APS e referências técnicas em promoção da saúde, realizada no auditório da SRS Passos.

A reunião foi realizada pelas referências técnicas Fabíola Silveira Lemos, Gilmar Antonio Batista Machado, Jaqueline Silva Santos, Lenise Maria Amorelli e Eliene Marques da Rocha, da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).

“A organização dos processos de trabalho e atuação das equipes de APS no território têm reflexo direto na atenção à saúde da população, com ênfase nas particularidades territoriais locais”, disse a referência técnica Gilmar Machado, observando que esses encontros devem ser retomados no ano que vem com maior regularidade. “A perspectiva do planejamento para o ano de 2024 é de uma retomada das discussões do processo de trabalho da APS e de sua organização”, acrescentou.

18.12.2023- Passos - SRS Passos planeja reuniões técnicas regulares com APS para 2024 1

“A proposta de reuniões regulares poderá contribuir para maior aproximação e fortalecimento do vínculo com os coordenadores e coordenadoras municipais de APS, bem como para o planejamento das ações em saúde”, avalia Jaqueline Santos.

Dentre as temáticas, as referências atualizaram os participantes quanto às regras de cofinanciamento da política continuada de Promoção da Saúde (POEPS), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e Políticas de Promoção da Equidade, definidas por resolução (SES-MG Nº 9.076/2023) e aprovadas por deliberação (da CIB-SUS/MG Nº 4.410/2023).

Outros temas abordados foram fluxo de violência sexual, saúde bucal, ações e atualização da imunização na APS, programas Previne Brasil, informatiza APS e eSUS APS, ações relacionadas às arboviroses, especialmente dengue e chikungunya, Saúde em Rede e apresentação de uma portaria do Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 1.773/2023), que credencia municípios ao incentivo financeiro federal de custeio, destinado à implementação de ações de atividade física na APS.

Por Enio Modesto