Mobilizar a população para enfrentar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt: dengue, zika e chikungunya, denominadas arboviroses. Essa é uma das estratégias estimuladas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com os municípios.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Unidade Regional de Belo Horizonte (URS-BH), Talita Chamone, é necessário ter uma visão ampla na ação de controle às arboviroses. “A população deve estar sempre informada sobre as doenças transmitidas pelos animais e participar ativamente das ações de prevenção e controle no cotidiano. Por exemplo, as pesquisas mostram que 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados nos domicílios, portanto ao alcance de eliminação pelos próprios moradores.”

Arbovirose

Casos Prováveis

Casos Confirmados

Óbitos Confirmados

Chikungunya

7

Dengue

17

Zika

18

4

0

Dados relativos à Superintendência Regonal de Saúde de Belo Horizonte em 14/12/2023

Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel

Nesse contexto, o município de Vespasiano realizou, no dia 15 de dezembro, o Dia D de mobilização na campanha de prevenção, combate e controle de arboviroses. A partir das 7 horas, ocorrem ações educativas e de mobilização em todas as unidades básicas de saúde, nas escolas, bem como blitz educativa na região central, Santa Clara e Morro Alto, a partir das 10 horas, entre outras atividades.

A parceria entre saúde e educação é reforçada pela prefeita Ilce Rocha, que esteve na Escola Municipal Elza Maria. “As crianças são multiplicadoras. Nas férias, vão ajudar a família na prevenção. Assim, vemos que a educação é fundamental e temos que começar por ela. Nossos alunos são formadores de opinião. É exercer a educação por meio do cuidado, salienta.

Mobilização une saúde e educação em Vespasiano

O secretário municipal de Saúde de Vespasiano, Erick Baeta Pinheiro, enfatiza a relevância de campanhas de mobilização. “Temos em Vespasiano a preocupação com a prevenção. Não medimos esforços. São campanhas  essenciais para conscientizar a população. Não adianta mostrar o que tem que ser feito e como tem que ser feito e as pessoas não entenderem. As campanhas envolvem toda a sociedade para eliminar os focos”. Dessa forma, Pinheiro salienta a parceria com o Governo de Minas. “Desejo  que o Estado sempre continue nos apoiando com recursos para esses tipos de ações. Essas campanhas não podem parar”, afirma.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Henriques de Alcântara, a participação da população na prevenção das arboviroses. “A mobilização social é capaz de mudar os hábitos de vida das pessoas.  É essencial que a população participe com os cuidados necessários para manter o ambiente sempre limpo para impedir a proliferação das doenças causadas pelo Aedes”.

Por Leandro Heringer