Nos dias 20 e 21 de novembro de 2023, os Técnicos da Gerência Regional de Saúde de Itabira, Marcelo Barbosa Motta, coordenador de Vigilância em Saúde, e Antônio Carlos Rodrigues, referência técnica para Ações de Combate a Endemias, participaram do treinamento sobre instalação de “Ovitrampas” no município de São Domingos do Prata. A atividade foi conduzida pela Referência Técnica Laila Heringer Costa, lotada na Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (CEVARB) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

“As “Ovitrampas” são depósitos de plástico preto com capacidade de 500 ml, com água e uma palheta de eucatex, onde serão depositados os ovos do mosquito. A inspeção das ovitrampas é semanal, quando então as palhetas serão encaminhadas para exames em laboratório e substituídas por outras”, explicou Marcelo.

24.11.2023-ITABIRA. Visita Técnica São Domingos do Prata 002

De acordo com Marcelo Barbosa Motta, Coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, esta atividade faz parte de um projeto, que inicialmente envolve 12 municípios do Estado, com o propósito de expansão para todos os municípios de Minas Gerais.

A Referência Técnica Laila Heringer Costa, da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (CEVARB) da SES-MG, afirmou que as “Ovitrampas” constituem método sensível e econômico na detecção da presença de Aedes aegypti, principalmente quando a infestação é baixa e quando os levantamentos, de índices larvários são pouco produtivos. “São especialmente úteis na detecção precoce de novas infestações em áreas onde o mosquito foi eliminado”, afirmou Laila.

Já a Referência Técnica para Ações de Combate a Endemias da Gerência Regional (GRS) de Itabira, Antônio Carlos Rodrigues, ressaltou que a metodologia “Ovitrampas” não substitui outros métodos de monitoramento de Aedes e sim complementa esses métodos, como por exemplo, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa.

Além dos funcionários da SES-MG, nível regional e nível central, a reunião contou com a participação do vice-prefeito, da secretária de saúde, do chefe de gabinete, da coordenadora de vigilância em saúde e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) do município de São Domingos Prata.

A expectativa, segundo Marcelo Barbosa Motta, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, é que, a partir de agora, o município se estruture para execução das ações de campo e registro dos dados no sistema de informação oficial (Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue - SisPNCD). “Nas próximas etapas, outros municípios da GRS Itabira serão convidados para implantarem o serviço”, finalizou Marcelo.

Como funciona o método Ovitrampas

Em um vaso de planta preto é colocada uma quantidade de água, uma palheta de madeira, e adicionada uma substância atrativa para o mosquito, que neste ambiente coloca seus ovos. As referências em arboviroses dos municípios começam a fazer o acompanhamento desta armadilha e verificam os índices de proliferação do mosquito em determinada região.

Mais informações sobre ações e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contra as arboviroses, estão disponíveis em: https://www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Flávio A. R. Samuel