Novembro é o mês de combate à dengue no Brasil, e no município de Chiador, as equipes de saúde estão presentes o mês inteiro trabalhando contra a doença.

No último LIRAa (Levantamento do índice Rápido do Aedes aegypti), Chiador apresentou um índice muito alto de infestação: 6,4. Segundo o levantamento, outros 7 municípios da Superintendência Regional de Saúde  (SRS) de Juiz de Fora também estão classificados com alto risco.

O aumento de notificações alertou a SRS Juiz de Fora. Na primeira semana de novembro, uma equipe com supervisores de campo foi até o município acompanhar as ações.

23.11.2023-juizdefora-dengue3 1

Educação, informação e limpeza

Na ocasião foi feito mutirão para limpeza de recipientes que pudessem ser reservatórios para larvas. A referência técnica em arboviroses da SRS, Andreia Pedretti, passou instruções para a coordenação de epidemiologia do município. “A gente orienta que seja feito um trabalho educativo amplo, em escolas, nas casas, alertando a população”, detalhou a referência.

E algumas medidas são sempre incentivadas. “As ações de rotina que devem ser intensificadas são a remoção de possíveis criadouros, tratamento focal, mobilização da população, mutirões de limpeza, entre outras ações”, acrescentou.

Combate ao mosquito

A regional também enviou ao município um veículo equipado com UBV (Ultra baixo volume) para aplicação de inseticida, conhecido como fumacê. A aplicação foi feita entre os dias 21 e 23 de novembro, segundo a secretaria municipal de saúde. “O objetivo da ação é controlar a presença do mosquito, uma vez que há aumento do número de casos da doença na cidade”, explicou Andreia Pedretti.

O superintendente Renan Guimarães de Oliveira alertou sobre a necessidade de redobrar os cuidados. ”Se a gente não se mobilizar e agir dentro das nossas casas, nos nossos bairros e cidades, vamos favorecer o surgimento de epidemias. Precisamos da ajuda de todos ", declarou.