Mais de 180 Agentes Comunitários de Saúde (AGS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) concluíram, nesta quarta-feira, 22 de novembro, em Janaúba, a participação na primeira etapa de capacitação sobre prevenção e controle de arboviroses que está sendo ministrada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. O objetivo é reforçar as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e da febre amarela.

Nos dias 21 e 22, as referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS, Valdemar Rodrigues dos Anjos, Cássia Neli Morais, Ronildo Barbosa e Ildeni Meireles ministraram aulas e conduziram debates com foco em questões teóricas relativas ao controle de endemias. Nessa primeira parte da capacitação as atividades envolveram os agentes de controle de endemias e de saúde visando reforçar a importância da integração desses dois segmentos profissionais junto com os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), no repasse de orientações e de atendimento de demandas da população acometida por alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A partir desta quinta-feira, 23, a SRS Montes Claros iniciará a segunda etapa da capacitação, envolvendo 118 agentes de controle de endemias.

22.11.2023-Montes-Claros-CAPACITAÇÃO ARBOVIROSES EM JANAUBA

“Vamos focar no reconhecimento geográfico do trabalho a ser executado pelos agentes de controle de endemias. Entre os temas abordados estará ética profissional; conceitos gerais sobre epidemiologia; principais conceitos em saúde, processo saúde e doença; perfil e atribuições dos agentes de saúde; abordagem e visita domiciliar; realização de oficinas sobre dengue, chikungunya, zika e febre amarela; biologia e comportamento dos vetores; técnicas de pesquisa e aplicação de inseticidas”, explica Valdemar Rodrigues dos Anjos, referência técnica em vigilância em saúde da SRS Montes Claros.

Já entre os dias 4 e 15 de dezembro, a capacitação será concentrada em ações práticas a serem implementadas pelos agentes de controle de endemias, com supervisão da equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Nos trabalhos de campo os agentes farão pesquisa e tratamento focal de vetores; simulação de aplicação de inseticida com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) e aerosystem.

“Com o reforço da qualificação e integração do trabalho dos agentes de controle de endemias com os agentes comunitários de saúde, os municípios potencializam as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti o que, consequentemente, poderá influenciar na redução do número de pessoas acometidas por dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Aliando a disponibilização de equipamentos suficientes para que os profissionais executem suas atividades e uma boa qualificação teórica e prática, progressivamente os municípios terão condições de ampliar as ações de prevenção e controle das arboviroses”, avalia Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros.

Entre outros municípios já contemplados neste ano, em outubro e novembro a Superintendência Regional de Saúde tem realizado atividades de reforço da capacitação de agentes comunitários de saúde e de controle de endemias nos municípios de Jaíba, Coração de Jesus e, agora, em Janaúba.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros