A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizou, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, capacitação em controle vetorial das arboviroses (Aerosystem).  Estiveram presentes para a condução do treinamento as referências técnicas da Coordenação Estadual de Vigilâncias das Arboviroses e Controle Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Participaram da capacitação referências técnicas de arboviroses e Agentes de Combate  a Endemias (ACE) dos municípios da área de jurisdição da regional.

As normativas vigentes, novas metodologias, equipamentos e insumos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), estiveram entre os temas abordados. Além disso, foi realizada a parte prática da aplicação do Sistema Aerosystem, que consiste na aplicação do inseticida permetrina no dentro dos imóveis.

09.11.2023-Jaunária-Arboviroses1

Para Antônio Hermes, coordenador da Coordenação de Vigilância em Saúde da GRS Januária, “tal ação visa o fortalecimento e otimização das ações de controle ao Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela”.

Os cuidados em relação ao combate ao Aedes Aegypt e às doenças transmitidas por ele são importantes durante todo o ano. Porém, a proximidade do verão, período onde ocorrem mais chuvas, faz com que seja redobrada a atenção para o treinamento dos Agentes de Combate a Endemias e para a sensibilização da população sobre as ações necessárias para evitar as arboviroses.

Por GRS Jaunária / Foto: Antônio Hermes - coordenador Vigilância em Saúde - GRS Januária