Municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos iniciaram no sábado, 21 de outubro, a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Orientadas pela SRS Passos, as equipes municipais de imunização estão trabalhando com um conjunto de ações para alcançarem os objetivos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são as coberturas vacinais contra uma série de doenças transmissíveis.

“Nosso trabalho busca manter a eliminação das doenças imunopreveníveis por vacinas. Com a redução das coberturas vacinais, corremos o risco da reintrodução do vírus da poliomielite, já erradicado. Também tem o risco da incidência de casos de sarampo”, alertou a referência técnica em imunizações, Sueli Veloso Maia, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos.

Com coberturas baixas em todo o país, essas doenças que já haviam sido controladas ameaçam voltar, comprometer a saúde e até a vida de crianças e adolescentes. Nos municípios abrangidos pela SRS Passos, o histórico vacinal deste ano mostra que a grande maioria não alcançou as metas do PNI (veja no final do texto).

Para a superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, embora a população brasileira confie nas vacinas, essa credibilidade não vem se refletindo nas coberturas vacinais, devido a diversas razões: “A queda da cobertura vacinal registrada nos últimos anos é considerada multifatorial, incluindo questões como a falta de informação, difusão de  ‘fake news’ e a falta de preocupação com doenças de baixa ocorrência”, disse a superintendente. “O decréscimo significativo nos últimos anos merece destaque no sentido de provocar discussões e estudos que demonstrem a importância da manutenção da cobertura vacinal, permitindo o entendimento deste assunto por parte do poder público”, observou.

Segundo Kátia Gonçalves, no entanto, as baixas coberturas vacinais podem ser revertidas por meio de diversas ações e colaboração de diferentes segmentos da sociedade. “Para tanto, é importante lançar mão de ações diferenciadas, como vacinação nas escolas, vacinação extramuro como em estações de ônibus, locais de trabalho, prédios públicos, e ainda, a vacinação casa a casa, com a participação de agentes comunitários de saúde”, defendeu.

Reunião de alinhamento entre SRS Passos, SRE Passos e referências municipais - Foto: Ascom SRS Passos

Início da campanha

Em Passos, cidade-polo da Regional de Saúde, a campanha foi iniciada no sábado, durante a comemoração do Outubro Rosa, na Praça do Rosário. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Passos aproveitou o evento e instalou um posto para imunização de crianças e adolescentes, segundo a coordenadora de Epidemiologia do município, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos. “Passos conta com oito salas de vacinas, que estão desenvolvendo ações referentes à campanha de vacinação. As vacinas mais procuradas pela população para atualização da caderneta são para prevenir o HPV, febre amarela, varicela, VOP (paralisia infantil) e DTP (tétano, difteria e coqueluche)”, disse Paula Fabiana.

A multivacinação visa proteger as crianças e adolescentes também contra a  meningite, hepatite, caxumba, sarampo e outras doenças, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Já Monte Santo de Minas, ainda em setembro, iniciava a intensificação da multivacinação. Segundo a coordenadora de Epidemiologia do município, Maria Sandra Del Bel Pamplona, foram implementadas ações de vacinação extramuros em estabelecimentos de ensino, parque municipal, zona rural e dentro de unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “As vacinas mais procuradas são: HPV, ACWY, Influenza e vacinas de rotina de zero a 14 anos”, disse.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de São João Batista do Glória, Edivaldo Almeida dos Santos, disse que 28 de outubro será o Dia D da campanha no município, mas que a multivacinação está em pleno vigor na cidade desde sábado (21) e prossegue até 4 de novembro, nos postos fixos de imunização das 8 às 16h. Em ação extramuro, nos dias 24 e 25, postos de vacinas foram instalados em duas escolas, segundo Edivaldo dos Santos. “O objetivo desta ação é a atualização das vacinas HPV e ACWY, pois o público são crianças e adolescentes de nove a 14 anos”, disse.

 

Vacina Mais Minas

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a Campanha de Multivacinação em 21 de outubro e foi acompanhada pelos municípios em seus territórios. A campanha no estado faz parte do Programa Vacina Mais Minas e a estratégia da SES-MG é conscientizar a população sobre a importância de atualizar e manter em dia o cartão de vacinas das crianças e adolescentes, mantendo-as livres das doenças transmissíveis.

“A estratégia de multivacinação tem a finalidade de oportunizar aos pais ou responsáveis a atualização dos cartões atrasados das crianças e adolescentes. Portanto, será uma vacinação seletiva, onde iremos vacinar somente aqueles que estão com o cartão de vacina incompleto”, explica Sueli Veloso.

Passos definiu a data de 28 de outubro como o “Dia D” da campanha, para atender o maior número de pessoas no mesmo dia nas oito salas de vacinação do município. Em 30 de outubro será deflagrada em Passos outra ação, desta vez com a participação das escolas, conforme uma das estratégias da SES-MG para mobilizar a comunidade escolar pela importância de atualizar os cartões de vacinas.

 

Cooperação institucional

Essa ação extramuro nas escolas foi orientada pela SRS Passos e definida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência Regional de Ensino de Passos, para ser realizada nas escolas, com a cooperação dos responsáveis pelos alunos. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, Márcia Aparecida Viana, considera importante essa união institucional, que já foi reconhecida pelos próprios municípios como responsável pela atualização dos cartões de vacinas, como pela reação positiva nas coberturas vacinais. “As baixas coberturas vacinais são complicadas porque não temos aquela imunidade de rebanho e, por isso, as nossas crianças ficam vulneráveis às doenças. E não é por outro motivo que nós estamos tendo a reintrodução de várias doenças que a gente já tinha resolvido, como sarampo e poliomielite, que estão aí às nossas portas, ameaçando voltar. Essa estratégia de multivacinação é mais um esforço do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde em afastar esse fantasma da nossa história, fazendo com que as crianças e adolescentes sejam protegidos”, disse Márcia Silva.

 

Estratégias

As estratégias para aumentar as coberturas vacinais na região foram desenvolvidas pela SRS Passos ao longo do ano, culminando com uma oficina de microplanejamento realizada no início de outubro, que reuniu coordenadores de epidemiologia e referências técnicas de imunização.

Conforme Sueli Veloso, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, os municípios foram orientados a planejar suas estratégias de acordo com a realidade local, entre elas a busca ativa dos não vacinados, ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinas, abertura de postos volantes de vacinação, além de aproveitar atendimentos, como consultas médicas, para verificar a situação vacinal, divulgar na mídia a realidade local, e informar sobre a relevância da vacinação. “Os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes devem ficar atentos ao chamado do período da Campanha de Multivacinação e procurarem a unidade de vacinação mais próxima de sua residência para verificar a situação vacinal e completar o cartão se for o caso. Devem se lembrar sempre de que as vacinas salvam vidas”, frisou Sueli Veloso.

COBERTURAS GERAIS DE VACINAÇÃO POR MUNICÍPIO, ANO: 2023

Fonte: DataSUS - 23/10/2023

ALPINÓPOLIS  

60,05

BOM JESUS DA PENHA  

40

CAPETINGA

57,1

CAPITÓLIO       

52,63

CARMO DO RIO CLARO 

47,21

CASSIA

50,98

CLARAVAL

195,48*

DELFINOPOLIS

63,98

DORESOPOLIS

62,16

FORTALEZA DE MINAS   

33,11

GUAPE

71,99

IBIRACI

 

79,55

ITAMOGI

74,1

ITAU DE MINAS

48,29

JACUI

81,92

NOVA RESENDE

62,89

MONTE SANTO DE MINAS

56,85

PASSOS

40,92

PIMENTA

54,87

PIUMHI

64,12

PRATAPOLIS

40

SAO JOAO BATISTA DO GLORIA  

72,4

SAO JOSE DA BARRA      

60,26

SAO ROQUE DE MINAS 

42,84

SAO SEBASTIAO DO PARAISO      

42,26

SAO TOMAS DE AQUINO  

67,82

VARGEM BONITA

72,73

* Claraval tem a maioria das crianças e adolescentes nascidos em Franca (SP), onde iniciam o esquema vacinal e continuam no município, ultrapassando o total cadastrado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Por Enio Modesto