Agentes de Controle de Endemias (ACE) dos municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Verdelândia e de Nova Porteirinha concluíram nesta sexta-feira, 20 de outubro, a primeira semana de curso de capacitação ministrado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. Nesta primeira semana as atividades ministradas em Jaíba pelas referências técnicas, Cássia Morais, Valdemar Rodrigues dos Anjos e Ronildo Barbosa teve como foco questões teóricas relativas ao controle de endemias. Entre os dias 23 e 27 de outubro as atividades terão continuidade com foco no trabalho de campo, quando os agentes executarão atividades práticas com supervisão da equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde.

“A primeira fase da capacitação foca no reconhecimento geográfico do trabalho a ser executado pelos agentes de controle de endemias. A partir dessa atividade, os profissionais colocam os conhecimentos em prática. Acreditamos que, com a capacitação, os profissionais têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, tirar dúvidas o que, consequentemente refletirá na melhoria dos trabalhos, sobretudo em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungnya, zika e da febre amarela”, avalia Valdemar Rodrigues.

20.10.2023.Montes-Claros- Capacitação-contrele-de-endemias

Entre os temas abordados no primeiro módulo estiveram: ética profissional; conceitos gerais sobre epidemiologia; principais conceitos em saúde, processo saúde e doença; perfil e atribuições dos agentes de saúde; abordagem e visita domiciliar; realização de oficinas sobre dengue, chikungunya, zika e febre amarela; biologia e comportamento dos vetores; técnicas de pesquisa e aplicação de inseticidas.

No segundo módulo da capacitação, os agentes de controle de endemias executarão atividades práticas de pesquisa e tratamento focal de vetores; simulação de aplicação de inseticida com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) e aerosystem.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros