Profissionais que são referências de imunização e de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram da Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). O objetivo foi de qualificar os profissionais que atuam nas salas de vacinação e na Atenção Primária à Saúde para as ações de multivacinação, com aumento das coberturas vacinais pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O encontro aconteceu em 5 e 6 de outubro, no auditório da Regional de Saúde e foi realizado através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).

A Oficina de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade” faz parte das ações previstas na Portaria GM/MS Nº 844”, de 14 de julho de 2023, e executadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) junto aos municípios, através das unidades regionais de saúde. As referências técnicas de imunização e de APS serão multiplicadoras das atividades em seus municípios, com a missão de alcançar as metas de imunização das crianças contra doenças que podem ser evitadas.

“A oficina parte do princípio de fortalecer a gestão do PNI, quanto às atividades de vacinação e a formação de profissionais que atuam tanto nas salas de vacinas dos ambulatórios quanto da Atenção Primária à Saúde”, disse a referência técnica em imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia.

SRS Passos realiza oficina para vacinação de alta qualidade

Ainda segundo a referência, o aumento das taxas de cobertura vacinal dos programas regionais de imunização é um trabalho proposto pela Organização Panamericana da Saúde (Opas), como resposta ao declínio das coberturas, que sofreram também o impacto da pandemia da covid-19. “Nesse contexto, o microplanejamento das atividades de vacinação tem garantido a alta qualidade destas atividades, seja no programa de rotina, seja em estratégias como campanhas, intensificações, vacinação casa a casa, entre outras”, afirma.

Organização do trabalho

A referência técnica em Atenção Primária à Saúde da SRS Passos, Lenise Maria Amorelli, explica que esse microplanejamento tem como objetivo a organização dos processos de trabalho, que resulta na qualidade das atividades de imunização. “A execução e capilarização dessa estratégia nos municípios conta também com o protagonismo dos profissionais da APS, além dos profissionais da imunização, uma vez que existe uma interdependência entre eles na execução das ações”, disse.

Lenise Amorelli acrescenta que o microplanejamento “envolve o planejamento detalhado das ações, iniciando pela análise da situação de saúde do território que permite selecionar estratégias para viabilizar o aumento as taxas de coberturas vacinais, que são primordiais no controle e na erradicação das doenças imunopreviníveis”.

Ponto de partida

As atividades para qualificar a vacinação têm como partida os próprios territórios em que o trabalho é desenvolvido, com suas características e peculiaridades populacionais, condições geográficas, sociais, culturais da área de abrangência da atenção primária, conforme observa Sueli Veloso Maia, referência técnica em imunizações da SRS Passos.

“O planejamento, a execução, o monitoramento, a supervisão e a avaliação das coberturas vacinais vão permitir a participação consciente dos governos locais, dos parceiros estratégicos e da comunidade em geral como protagonistas na busca pelo alcance das metas, de forma oportuna, e garantindo a alta performance das equipes de vacinação, colaborando assim para a recuperação das coberturas vacinais em Minas Gerais”, avalia.

Participante da oficina, a coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Bom Jesus da Penha, Elenilce Aparecida Silva Pereira, disse que a oficina será importante para que as coberturas vacinais sejam de qualidade, beneficiando o público-alvo das campanhas com a imunização. “Eu achei ótima a oficina, é tudo que a gente precisava. As planilhas vão facilitar muito o nosso trabalho, porque vai ser definido por eixo o que a gente precisa, quais são as nossas dificuldades, quais são as nossas resolutividades, quais são os nossos apoiadores”, disse Elenice Pereira.

Por Enio Modesto