A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, participará da Semana AVC 2023. Visando reforçar as ações de prevenção e tratamento de pacientes, o evento será realizado no período de 19 a 29 de outubro, pela primeira rede de atendimento a pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), sediada no Norte de Minas, que teve sua implantação aprovada em dezembro de 2016, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Montes Claros. 

 A rede de atendimento a pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é coordenada pela Santa Casa Montes Claros, que atualmente disponibiliza vinte leitos para atendimento a vítimas de AVC, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 A Semana AVC 2023 coincidirá, no dia 29 de outubro, com o Dia Mundial do AVC, instituído pela World Stroke Organization, associação médica fundada em 2006 e que, anualmente, por meio de campanha global, alerta a população para os riscos da doença e a importância de conhecer os primeiros sintomas para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.  O evento deste ano conta com a participação de várias instituições, entre elas a SES-MG, o Serviço Móvel de Urgência (Samu), a Associação AVC Norte de Minas e o Rotary Club Teresa de Calcutá.

 Representando a SES-MG, o coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira, apresentará, no dia 28, uma palestra sobre a organização da rede de saúde nas doenças cardiovasculares.

 

 16.10.2023.Montes Claros Semana do AVC2023

 

Programação

 

 Com o slogan “Maior do que o AVC”, as atividades da Semana AVC 2023 serão divididas em três ações. No período de 19 a 26 de outubro, será realizada uma Exposição Fotobiográfica com o tema “Caminhos da Esperança após um AVC”, no Montes Claros Shopping. 

No dia 27, a partir das 17h30, no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), sediado em Montes Claros, será realizado o Fórum AVC 2023, destinado à participação de equipes multiprofissionais da área da saúde. Entre outros temas que serão debatidos nos dias 27 e 28 estarão a linha de cuidado no AVC; prevenção primária do AVC; atendimento pré-hospitalar e na fase aguda; investigação etiológica; recomendações e manejo do paciente; novos paradigmas na abordagem multidisciplinar no atendimento ao AVC; intervenção terapêutica no pós-AVC; alta hospitalar com terapia trombolítica e plano de reabilitação médica. 

 Ainda dentro da programação do Fórum AVC 2023, a organização da rede de saúde nas doenças cardiovasculares será tema de palestra do coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira. A palestra está programada para o dia 28 de outubro, às 8h30, no auditório do Cimams.

 O encerramento das atividades da Semana do AVC 2023 acontecerá no dia 29 de outubro, a partir das 7 horas, no Parque Municipal Milton Prates, com atividades de mobilização da população sobre a prevenção contra o Acidente Vascular Cerebral. Profissionais do Samu, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros e acadêmicos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e psicologia repassarão orientações à população sobre fatores de risco e tratamento do AVC. Também serão realizados exames de aferição da pressão arterial e glicemia capilar. 

 

A doença

 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é uma condição que envolve o rápido desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos relacionados a distúrbios cerebrais de origem vascular. Essa enfermidade provoca alterações significativas nas funções cognitivas e sensório-motoras, dependendo da área e extensão da lesão.

 Estatísticas da World Stroke Organization indicam que uma em cada quatro pessoas no mundo enfrentará um AVC em algum momento de sua vida, o que coloca esse agravo como a segunda principal causa de óbitos, afetando anualmente cerca de 17 milhões de pessoas.

 No Brasil, o AVC figura como a principal causa de óbitos e de incapacidade dos pacientes. Após um Acidente Vascular Cerebral, aproximadamente um terço dos pacientes fica com incapacidade permanente; 70% não consegue retomar suas atividades laborais anteriores e 50% se tornam dependentes de outras pessoas para as atividades diárias.

 Diante desse quadro, o neurologista Marcílio Monteiro Catarino entende que “a realização da Semana do AVC 2023 constitui oportunidade única para a comunidade de Montes Claros se unir na luta contra o Acidente Vascular Cerebral, promovendo conscientização, apoio e solidariedade a todos aqueles afetados por essa condição de saúde crítica”.

 

Sintomas

 Muitos sintomas são comuns aos acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, como: dor de cabeça muito forte, de início súbito, sobretudo se acompanhada de vômitos;

fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo; paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar); perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz; perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

 Outros sintomas do acidente vascular isquêmico são: tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação. Os ataques isquêmicos podem se manifestar também com alterações na memória e na capacidade de planejar as atividades diárias, bem como a negligência. Neste caso, o paciente ignora objetos colocados no lado afetado, tendendo a desviar a atenção visual e auditiva para o lado normal, em detrimento do afetado.

 Aos sintomas do acidente vascular hemorrágico intracerebral podem acrescer náuseas, vômito, confusão mental e, até mesmo, perda de consciência. O acidente vascular hemorrágico, por sua vez, comumente é acompanhado por sonolência, alterações nos batimentos cardíacos e na frequência respiratória e, eventualmente, convulsões.

 

A rede

 ​​A implantação da Rede AVC no Norte de Minas foi viabilizada em 2016, com aporte de aproximadamente R$ 1 milhão, disponibilizado pelo Rotary International. O projeto foi elaborado pelo então governador do Distrito 4760 do Rotary, Alexandre Pires Ramos​, ​em parceria com a Santa Casa de Montes Claros.

 Com base na Resolução 8.596, publicada dia 14 de fevereiro deste ano pela SES-MG, no dia 6 de outubro deste ano, em reunião da CIB-SUS realizada em Montes Claros, os gestores de saúde do Norte de Minas aprovaram o credenciamento da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Regional de Janaúba. O credenciamento acontece no âmbito da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais.

 Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, o Hospital Regional de Janaúba atendeu 135 pacientes vítimas de AVC, com média mensal de um caso de trombólise. Para manter os atendimentos, o Hospital Regional receberá incentivo financeiro quadrimestral de R$ 13,8 mil.

 A expansão da Rede AVC do Norte de Minas também está prevista no novo Plano de Ação Regional (PAR), aprovado no dia 6 de outubro deste ano, em reunião da CIB-SUS. A previsão é de que sejam abertos 50 novos leitos nos seguintes hospitais: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, (20 leitos); Hospital Regional de Janaúba (15); Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras; Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora e o Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas, (5 leitos em cada instituição). 

Por Pedro Ricardo / Foto: Santa Casa de Montes Claros