A Campanha de Multivacinação em Minas Gerais começa dia 21 de outubro e segue até 4 de novembro, sendo 28/10 (sábado), o Dia D da Multivacinação. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O objetivo é atualizar os cartões de vacina contra a covid-19, tríplice viral, HPV, poliomielite, entre outras preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que conta com 49 vacinas.

Para preparar os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, as equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde (APS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia realizaram, na última quinta-feira, 5/10, uma oficina sobre Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

Desde 2015, as coberturas vacinais no Brasil, em geral, estão abaixo de 85% e observa-se o aumento da taxa de abandono. Na região o cenário não é diferente, 14 dos 18 municípios estão com alto índice para a reintrodução de doenças imunopreviníveis. “É preciso pensar em ações intra e extramuros, gestão de recursos, insumos e materiais necessários para constar no planejamento, não somente para a campanha, como também para a rotina”, destacou a referência técnica em imunização da SRS Uberlândia, Leila de Paula Caixeta.

Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq)

Antes de iniciar a Campanha de Multivacinação, há esta etapa prévia, que é a realização da oficina de microplanejamento, voltada para os profissionais locais envolvidos nas atividades de vacinação.

O microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população-alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas.

A referência técnica da coordenadoria de Atenção à Saúde, Maria Angélica Cintra Santos, reforça o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, não apenas no ambiente da sala de vacina e mesmo nas ações externas. “As estratégias devem ser coerentes com a realidade territorial, considerando por exemplo: o transporte dos usuários, horários de acesso, promoção de excelência técnica, mapear as populações vulneráveis e pensar em ações efetivas de comunicação e mobilização social”, pontuou Santos.

Etapas do microplanejamento

O Ministério da Saúde (MS) destinou R$ 514.101,97 para a região para que as Secretarias Municipais de Saúde estabeleçam diretrizes para a multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023. Este incentivo será pago em duas parcelas: 60% do valor total previsto já foi transferido aos municípios e os 40% restantes serão pagos aos municípios que aderirem ao microplanejamento.

Por Lilian Cunha