Com o objetivo de melhorar a qualidade dos dados para que as equipes de saúde possam monitorar e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais em todos os segmentos e faixas etárias da população, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realiza entre os dias 9 e 11 de outubro a 1ª Oficina de Formação de Profissionais Multiplicadores para Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). A capacitação, conduzida pelas coordenadorias de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, ocorrerá a partir das 8h nas dependências do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que na segunda quinzena de setembro e na primeira semana deste mês já foram realizadas oficinas de formação de multiplicadores nas microrregiões de Saúde de Janaúba/Monte Azul, Salinas, e Taiobeiras. A próxima oficina terá a participação de referências técnicas de imunização e de Atenção Primária à Saúde de 22 municípios que compõem mais quatro microrregiões de Saúde da área de atuação da SRS: Bocaiúva; Coração de Jesus; Francisco Sá e Montes Claros.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que o microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade é dividido em quatro fases. Na primeira etapa os profissionais analisam a situação das regiões onde atuam, incluindo a organização dos dados; mapeamento e setorização das localidades para identificar a população e a disponibilidade de serviços de vacinação.

06.10.2023.Montes Claros VacinaçãoNa segunda fase é realizado o planejamento e a programação de ações, com a definição de estratégias de vacinação. Também nesta etapa os profissionais calculam quais são as necessidades para a execução dos trabalhos, incluindo a definição das equipes.

“Na terceira etapa do microplanejamento, os profissionais realizam o monitoramento rápido de vacinação, oportunidade que são identificadas pessoas que ainda não foram vacinadas e para as quais devem ser realizadas ações de busca ativa. A última etapa compreende a realização de supervisão e avaliação dos avanços obtidos, tendo em vista o cumprimento de metas pré-estabelecidas”, explica Agna Menezes.

A coordenadora entende que, com a ampliação das ações de capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de imunização e de atenção primária à saúde, a tendência é de que os municípios vão conseguir obter melhores resultados na melhoria das coberturas vacinais da população.

“Para isso, investir no envolvimento dos profissionais que compõem as equipes de saúde desde a fase do planejamento até a execução final dos trabalhos, incluindo a avaliação dos resultados, constitui processo de fundamental importância”, finaliza Agna Menezes.

Investimentos

Em julho deste ano, a macrorregião de Saúde do Norte foi contemplada com a disponibilização de recursos superiores a R$ 23,9 milhões destinados para o reforço das ações de vacinação. A Resolução 8.888 viabilizou o repasse de R$ 13,3 milhões para que 86 municípios implementem ações de vacinação fora das unidades de saúde (comunidades urbanas e rurais, em escolas e creches).

Já a Resolução 8.914 destina mais de R$ 10,6 milhões para a execução do Projeto Vacimóvel. Seis municípios (Bocaiúva, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e São Francisco) e oito consórcios intermunicipais de saúde deverão comprar 26 veículos adaptados para a realização de ações de vacinação da população fora das unidades de saúde.

Por Pedro Ricardo / Foto: SES-MG