A capacitação dos agentes de combate às endemias tem o objetivo de fazer com que os técnicos dos municípios consigam diferenciar as espécies de Aedes sp, como o aegypti e albopictus

Os municípios de São Gonçalo do Pará, Bom Despacho, Japaraíba, Dores do Indaiá, Pedra do Indaiá, Medeiros, Campo Belo, Córrego Danta e Estrela do Indaiá, que pertencem à Regional de Saúde de Divinópolis, participaram entre os dias 3 e 5 de outubro de um treinamento para análise larvária. A capacitação foi realizada em parceria entre a Saúde da Superintendência Regional (SRS) de Divinópolis e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis, que cedeu o laboratório para as atividades práticas dos profissionais de saúde.

O treinamento abrangeu uma carga horária de 20 horas presenciais e os técnicos participantes ficaram responsáveis por operacionalizar as ações de análise larvária nos municípios e multiplicarem o conhecimento aos colegas. A qualificação dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) tem o objetivo de capacitar os técnicos para estarem aptos a diferenciar as espécies de Aedes sp, como o aegypti e albopictus, além de possibilitar diferenciá-los do conhecido pernilongo, o Culex quinquefasciatus.

treinamento análise larvária 8

O coordenador da Vigilância em Saúde da SRS Divinópolis, Edilberto Santos, destaca a importância dos agentes conseguirem realizar  adequadamente a análise das larvas  coletadas nos municípios. Ele destaca também que a análise permite direcionar melhor as ações para o combate ao vetor. “É um passo importante para darmos uma resposta à população. Precisamos ter nos municípios pessoas devidamente treinadas para realizar a análise larvária”, destacou o coordenador.

O treinamento auxiliará os profissionais quando os municípios realizarem o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA). Estas técnicas são pesquisas por amostragem do percentual da presença de larvas do Aedes aegypti nos imóveis em cada município.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, destaca que o curso é relevante porque permitirá a melhor identificação das análises larvárias, dando um suporte às ações de campo de combate ao mosquito Aedes aegypti para  auxiliar no controle da transmissão das arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “É fundamental a participação dos Agentes de Combate às Endemias neste treinamento, contando com a infraestrutura da universidade, para aprenderem a fazer o controle de qualidade larvária, o que é essencial para o controle da doença”, pontuou a coordenadora.

Magno Gonçalves, tutor do curso e referência técnica do Centro Colaborador de Cláudio, espera uma melhora significativa para aferir se os municípios estão atingindo o objetivo de classificar das larvas de forma correta, refletindo a realidade de infestação dos criadouros, de acordo as diretrizes do Programa Nacional Controle das Arboviroses. “É aprimorar o serviço. Aprimorar o componente da vigilância entomológica para reforçar o controle de qualidade destas larvas para que estejam bem classificadas pelos profissionais da saúde destes municípios”, destacou o tutor do curso.

Para a farmacêutica da Vigilância em Saúde do município de Campo Belo, Letícia Gabrielli Martins Caetano, a capacitação possibilitará melhor desempenho dos profissionais no combate às endemias. “Com o aprendizado, espero poder prestar um serviço de qualidade na microrregião de saúde de Campo Belo”, comentou a farmacêutica.

Entre os dias 17 e 19 de outubro, o treinamento de análise larvária ocorrerá, no mesmo local, com participação de outros municípios da macrorregião de saúde Oeste: Carmo do Cajuru, Iguatama, Pains, Camacho, Passa Tempo, Piracema, Tapiraí, Itaúna.

Por Willian Pacheco / Foto: Rogério Rocha