Com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, juntamente com a equipe da Central de Ultra Baixo Volume (UBV) da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou na última semana de setembro capacitação dos agentes de saúde da microrregião de saúde de Pirapora para a utilização do “Aerosystem”, que possibilita aplicação de aerossol dentro de casas e pontos comerciais para eliminar os mosquitos. O treinamento contou com parte teórica e prática, momento em que os agentes de saúde foram capacitados para realização de UBV. 

As ações de controle de vetor constituem instrumento basilar na política do Programa Estadual de Combate à Dengue e é realizado pelo método Ultra Baixo Volume (UBV) veicular, que consiste na pulverização de inseticida pelas ruas em locais que atendem a critérios técnicos. 

Conforme afirma a referência técnica regional, Janice Rodrigues de Souza, O sistema “Aerosystem” utiliza inseticida à base de Permetrina, em formulação líquido premido. “É uma modalidade de aplicação espacial intradomiciliar rápida e eficiente que objetiva eliminar os mosquitos adultos infectados por arbovírus.   O Estado de Minas Gerais dispõe de outras metodologias para o controle do Aedes e o sistema ‘Aerosystem’ é uma metodologia complementar nas atividades de combate e já adotadas”, explicou Janice Souza.

02.10.2023.Pirapora arboviroses 1

A coordenadora de epidemiologia da GRS Pirapora, Flávia Rocha Teixeira Mota, enfatiza a importância do controle vetorial dizendo que “as ações de controle vetorial são importantes para se conhecer e intervir no índice de infestação do vetor, prevenir surtos, evitar a ocorrência de óbitos por arboviroses, principalmente urbanas, prevenir e controlar surtos”.

Janice destacou a importância da participação popular no processo. “O combate ao Aedes é uma responsabilidade de todos, não é possível o sucesso da ação sem a participação da sociedade. As principais e mais eficientes ações de controle de vetor são ações simples, que devem ser adotadas no cotidiano mantendo os ambientes limpos e sem água parada que possa ser criadouro do mosquito. É necessário compreender que as ações de controle químico são importantes, porém são ações complementares que só devem ser utilizadas em situações específicas”. 

 

Mobilização Social no combate às arboviroses

A microrregião de saúde de Pirapora, composta por sete municípios, realiza continuamente ações de mobilização social para enfrentamento das arboviroses. Segundo dados publicados na página da SES-MG, onde constam os relatórios de mobilização social, a microrregião de saúde de Pirapora realizou de janeiro a agosto deste ano, 267 ações de mobilização social com a temática arboviroses. Os dados podem ser consultados em https://www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

A ações foram realizadas nas redes sociais dos municípios, em salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, nas escolas, nos bairros e inclusive nas zonas rurais dos municípios, efetuando um trabalho de conscientização da população sobre o seu papel no combate das arboviroses.  

Por GRS Pirapora e equipe da central de UBV da SES-MG realizam ações de combate à dengue no município de Pirapora Com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao Aedes Aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, a Gerência Regional de S