Com a revisão da Política de Atenção Hospitalar implementada neste semestre pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 17 hospitais da macrorregião de saúde Norte receberão investimento anual superior a R$ 111,5 milhões. O incremento dos recursos, que em todo o estado será superior a R$ 1,2 bilhão, está previsto na Resolução 8.982, publicada dia 12 de setembro. Nesta resolução foram definidas as novas regras de financiamento e monitoramento da política continuada do Módulo Valor em Saúde.

Para este ano, os investimentos da SES-MG serão da ordem de R$ 415,7 milhões, correspondente ao financiamento dos serviços prestados pelos hospitais relativos a um quadrimestre. Esse valor implica um incremento no montante anteriormente programado para o exercício de 2023 superior a R$ 30,9 milhões.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que as alterações definidas na resolução correspondem à adequação da nomenclatura das tipologias da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento; complementação da descrição da metodologia de financiamento das plataformas Hospital com Centro de Parto Normal e Hospital de Apoio à Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além da correção dos critérios para cálculo de valor de equipe mínima da Rede de Atenção à Saúde Bucal no Componente Hospitalar Beira Leito.

Na Santa Casa de Montes Claros, os investimentos serão superiores a R$ 21,4 milhões

Em cinco hospitais sediados em Montes Claros serão investidos mais de R$ 55,1 milhões. Estão divididos da seguinte forma: Santa Casa (R$ 21,4 milhões); Hospital Universitário Clemente de Faria (R$ 9,7 milhões); Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (R$ 9,4 milhões); Hospital Aroldo Tourinho (R$ 8 milhões) e o Hospital Dilson Godinho (R$ 6,3 milhões).

Ainda na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, receberão recursos o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras (R$ 8,5 milhões); Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan R$ 6,4 milhões); Hospital Regional de Janaúba (R$ 6,3 milhões); Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas (R$ 4,3 milhões); Hospital Municipal de Bocaiúva (R$ 2,9 milhões); Hospital São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus (R$ 2,6 milhões) e o Hospital Municipal de Francisco Sá (R$ 2,5 milhões).

Na área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, estão definidos investimentos anuais superiores a R$ 11,1 milhões, contemplando quatro hospitais. São eles: Hospital Senhora Sant´Ana, de Brasília de Minas (R$ 6,4 milhões); Unidade Mista Municipal Dr. Brício de Castro Dourado, de São Francisco (R$ 3,4 milhões); Hospital Municipal de Januária (R$ 3,7 milhões) e o Hospital Fundação de Amparo ao Homem do Campo (Funrural), de Manga (R$ 1,2 milhão).

Ainda de acordo com a Resolução 8.982, no Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, sediado em Pirapora, o investimento previsto anualmente é da ordem de R$ 7,7 milhões. Nessa região atua a GRS de Pirapora.

Na Santa Casa de Montes Claros os investimentos serão superiores a R$ 21,4 milhões

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Santa Casa de Montes Claros