A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) abre o período de submissão de resumos para exposição em formato de pôster durante o Seminário Estadual de Arboviroses, com o objetivo de proporcionar visibilidade e troca de experiências relacionadas às ações e práticas em saúde realizadas no território de Minas Gerais, voltadas para doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. As inscrições para os trabalhos vão até 10 de outubro, por meio deste link.

Segundo a coordenadora estadual de Vigilância das Arboviroses, Danielle Capistrano, as ações e práticas em saúde devem apresentar experiências de atividades de campo, em serviços, de mobilização social, dentre outros. Elas podem ser setoriais ou intersetoriais, envolvendo setor público ou privado, referentes a experiências parciais, que estão em andamento, ou que foram concluídas. “Os trabalhos inscritos devem abordar temas sobre a dengue, chikungunya, zika ou febre amarela, com destaque para as áreas temáticas da Assistência, Mobilização e Comunicação Social, Controle Vetorial, Vigilância Epidemiológica e Gestão”, pontua. 

As propostas enviadas serão analisadas pela comissão julgadora, conforme critérios determinados, e os inscritos receberão por e-mail a resposta de aceite ou dispensa até o dia 11/10, para que possam providenciar a impressão dos pôsteres com os relatos de experiências que serão expostos durante o Seminário Estadual de Arboviroses. 

As normas para elaboração e submissão de pôster estão disponíveis em https://www.saude.mg.gov.br/aedes/orientacoes

Seminário Estadual de Arboviroses 

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2023, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O objetivo é abordar as doenças causadas por arbovírus de maior incidência em Minas Gerais, como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela, com uma retrospectiva das arboviroses no ano de 2023, apresentação da Política Estadual de Arboviroses e do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses, além de discussões sobre pesquisas e incorporação de novas tecnologias. 

O encontro é voltado aos direcionado gestores da SES-MG, integrantes dos Comitês Estaduais de Enfrentamento das Arboviroses, gestores municipais de saúde, trabalhadores da saúde e interessados na temática. 

Na programação, estão previstos seminários, mesas, apresentação oral de vivências na rede de saúde e exposição de pôsteres. 

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail dengue@saude.mg.gov.br

Por Míria César