A Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) realizou, no dia 15 de setembro, encontro com representantes de escolas técnicas, secretarias municipais de Saúde de Belo Horizonte Contagem e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitana A e B da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para alinhamentos e ações do projeto “Trilhas de Futuro” do Governo de Minas.

O objetivo das reuniões com representantes de instituições envolvidas no projeto nos Municípios de Belo Horizonte e Contagem é proporcionar maior qualificação para profissionais de cursos técnicos de saúde por meio de ações conjuntas entre a Secretaria de Estado de Educação e organizações públicas. A Regional de Saúde de Belo Horizonte da Secretaria de Estado de Saúde exerce, nesse contexto, papel de articulação para possibilitar os importantes estágios.

Reunião do projeto Trilhas do Futuro em Belo Horizonte

“O Trilhas de Futuro possui impacto social enorme. Nesta etapa, são quase 1.300 estudantes dos cursos técnicos em enfermagem e em radiologia nos Municípios da Regional Belo Horizonte. Mais de 950 alunos em Contagem, quase 350 em Belo Horizonte. Há contribuição em diversos níveis. Na assistência, há qualificação da mão de obra local. Socialmente, promove aumento das perspectivas de empregabilidade. Para organizações parceiras, receber estagiários qualificados com subsídio é estratégico”, afirma a superintendente da URS-BH, Débora Marques Tavares.

O subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde de Belo Horizonte, Fabiano dos Anjos, exemplificou a importância do projeto na sua história profissional. “Fui aluno de curso técnico e isso, com certeza, potencializou minha história pessoal e profissional. Foi um divisor benéfico para mim”.

Para Alex Teixeira Lopes, o coordenador de Saúde da unidade da escola Grau Técnico, em Contagem, ao oferecer cursos técnicos em enfermagem e radiologia gratuitos, o Programa Trilhas de Futuro pode ter uma série de impactos sociais positivos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os estudantes do ensino médio. “Ao oferecer cursos técnicos em enfermagem e radiologia gratuitos, o programa desempenha um papel significativo na formação de profissionais de saúde qualificados, na promoção do acesso à educação, na melhoria dos serviços de saúde e no desenvolvimento profissional de estudantes do ensino médio. Se bem executado, pode ter um impacto social positivo e duradouro.”, afirma.  Lopes destacou a repercussão dos cursos técnicos após a pandemia de covid-19. “Houve grande resgate de adolescentes em questões educacionais e sociais relacionados ao momento pós-pandemia”.

Reunião do projeto Trilhas do Futuro em Contagem

Nesse contexto, a diretora da Proz Contagem, Cíntia Diniz, destaca o impacto do programa em Minas Gerais. “Esta reunião é um marco no Programa Trilhas de Futuro. O Trilhas está proporcionando a transformação do cenário da educação brasileira, com valorização do profissional técnico, o que nos aproximará do cenário mundial, dando visibilidade e agregando valor a esta formação. Com o programa, estamos reafirmando a necessidade de a educação ser inclusiva e acessível a todos, é um programa no qual todos ganham, a sociedade, o aluno e as instituições”.

Referência em Educação Permanente na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH), Márcia Rocha, enfatiza o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Percebemos, nitidamente, o favorecimento na integração entre ensino e serviço, contribuindo para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS”.

Por Leandro Heringer