No dia 15 de setembro, o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont inaugurou um tomógrafo doado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais (Valora Minas). Com este equipamento, o hospital poderá salvar vidas de muitas pessoas que antes precisavam ser transferidas para outros municípios.

“Quando chegava na emergência um paciente com AVC, por exemplo, não havia recurso para um diagnóstico rápido e preciso e imediatamente a pessoa era transferida para Juiz de Fora para fazer tomografia”, relembra o provedor do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, Ivan Amorim. Esta fala abriu a cerimônia de inauguração do novo tomógrafo do hospital, que antes utilizava aparelho terceirizado.

2023.09.20-juizdefora-inauguraçãotomógrafo4

A doação do novo equipamento foi possibilitada pela resolução 7.874, de novembro de 2021, como recurso proveniente do programa Valora Minas, que tem como objetivo o fortalecimento das ações assistenciais de saúde do Estado de Minas Gerais. Como o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont é referência para, pelo menos, três municípios próximos, que são Oliveira Fortes, Aracitaba e Ewbank da Câmara, mais pessoas poderão ser beneficiadas pelo recurso.

Na cerimônia participaram, além do provedor do hospital Ivan Amorim, o superintendente da regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, prefeitos e secretários de saúde dos municípios vizinhos, que compõem a microrregião de Santos Dumont.

Representando o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Barcheretti, o superintendente regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, destacou o papel do hospital nos últimos anos.

“O hospital de Santos Dumont tem se mostrado como referência da macrorregião desde o surgimento da covid-19. E vem, nos últimos anos, se colocando à disposição dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população”, observou Oliveira.

O dirigente também lembrou do empenho da SES-MG e do governo de Minas na atenção hospitalar. “Além dos recursos de custeio, o Estado está investindo em equipamentos. E agora com o Opera Mais, Minas Gerais, o objetivo é fazer mais cirurgias eletivas. Tenho certeza que o hospital de Santos Dumont vai colaborar muito”,  destacou.

Economia para o município

A secretária de administração do município de Santos Dumont, Joseane Azevedo, que representou o prefeito,  mencionou a economia que o município terá com menos viagens para deslocamento de pacientes para outros territórios.

“Ter um equipamento como este no território diminui os  custos com diárias e manutenção de veículos para realização de exames de pacientes em outros locais como Juiz de Fora. Além disso, tem o risco da estrada”, apontou Joseane.

2023.09.20-juizdefora-inauguraçãotomógrafo3

Investimentos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) elencou 100 hospitais mineiros para receberem recursos para aquisição de novos tomógrafos. Foram repassados mais de R$160 milhões desde 2021. Na área de abrangência da regional de Juiz de Fora, além de Santos Dumont, foram contemplados 2 hospitais no município de Juiz de Fora e um em São João Nepomuceno.

A inauguração dos aparelhos desses outros hospitais ainda não tem data confirmada.

Por Jonathas Mendes