A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, entre os dias 29 e 31 de agosto, uma capacitação com foco no controle vetorial a partir do uso de permetrina, inseticida usado dentro das residências para combater a fase adulta do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O treinamento, realizado no auditório do 3º Batalhão de Polícia de Minas Gerais (PMMG), teve como objetivo atualizar supervisores de trabalho de campo e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) dos 34 municípios da área de abrangência da regional.

Durante os três dias, a capacitação foi conduzida pela coordenação de Controle Vetorial da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Diamantina. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir o cenário epidemiológico das arboviroses em Minas Gerais, as etapas do Programa de Controle Vetorial, além de receber informações técnicas sobre a permetrina e o larvicida Bti WG 65-52.

05.09.2023.Diamantina Arboviroses

Além da parte teórica, no último dia do evento, os participantes realizaram atividades práticas de campo no bairro Maria Orminda, onde foram instruídos para o uso correto do equipamento utilizado na aplicação do inseticida, que é realizado por meio do sistema AeroSystem. “A aplicação da permetrina é realizada dentro das residências e destinada a eliminar os mosquitos adultos. Essa abordagem é uma estratégia complementar às iniciativas de combate e controle do Aedes aegypti já adotadas pela SES-MG”, explicou a coordenadora Estadual da Central de Ultra Baixo Volume (UBV) da SES-MG, Regina Celia Moura.

Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica da SRS Diamantina, José Vicente Honorato, a capacitação foi uma oportunidade única para os profissionais de saúde se atualizarem e se prepararem para enfrentar o desafio do controle das arboviroses em seus municípios. "Foi um evento muito produtivo e tenho certeza de que todos os participantes saíram daqui mais preparados para o enfrentamento das arboviroses em nosso território. Trocamos informações valiosas com um público muito participativo e interessado no tema. Agradecemos à equipe da regional pela organização e apoio, bem como aos colegas do nível central da SES pelas informações e esclarecimentos repassados”, destacou Honorato.

Também contribuíram com a capacitação a enfermeira Ana Elisa Oliveira Lima, referência técnica das Arboviroses da SRS Diamantina; Dionísio Pacceli Costa, técnico da Central de UBV-BH, além dos servidores ligados ao apoio técnico e logístico.

Por Ricardo Maciel