Será realizado no dia 1 de setembro (sexta-feira), na praça Floriano Peixoto (bairro Santa Efigênia), em BH, a partir das 10h, o evento de abertura da campanha Setembro Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Na ocasião, será realizada entrega de informativos sobre a campanha para os transeuntes e serão exibidos vídeos sobre o tema.

Estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, da presidente da Rede Fhemig, Renata Leles Dias, e do diretor do MG Transplantes (Rede Fhemig), Omar Lopes Cançado, além de personagens que já passaram por um transplante e poderão relatar um pouco de sua vivência. 

Dados

O número de transplantes vem aumentando em Minas Gerais – foram 1.573 procedimentos em 2020, 1.733 em 2021 e 2.003 em 2022 - o que revela a retomada das doações com a estabilidade dos casos da covid-19 no país. Porém, as estatísticas permanecem distantes do necessário para atender à demanda de transplantes no estado. A média de recusa para a doação de órgãos também cresceu: está em torno de 45%, sendo que em 2019, antes da pandemia, chegou a 25%. Para a doação acontecer, apenas a resposta positiva dos familiares é necessária – não é preciso deixar nenhum registro sobre esse desejo em vida. A lista de espera para a realização de transplantes em Minas somava, até julho deste ano, 5.949 pessoas. Ela é composta da seguinte forma: Córnea: 2.986, Rim: 2.794, Rim/Pâncreas: 44, Coração: 22 e Pâncreas: 6.

Informações sobre o evento
Abertura da Campanha Setembro Verde
Data: 1/9/23 – Sexta-feira
Local: Praça Floriano Peixoto - Santa Efigênia. BH
Horário: 10h às 13h

Por Assessoria Fhemig