A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), promoveu, nos dias 18 e 19 de agosto, reuniões por videoconferência para apresentar as recentes atualizações trazidas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 786/2023, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento estabelece os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros serviços que executam atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EACs). Na prática, a resolução tem o objetivo garantir a qualidade e segurança dos serviços de análises clínicas no país e amplia o acesso da população a exames de qualidade.

No primeiro dia, a reunião teve como foco os profissionais responsáveis pelos laboratórios de análises clínicas e postos de coleta. No segundo dia, as apresentações foram direcionadas para os responsáveis pelos consultórios isolados, farmácias e drogarias dos municípios sob jurisdição da SRS Diamantina. Cerca de 100 profissionais da área da saúde, dos setores público e privado, participaram dos eventos.

21.08.2023.Diamantina  atualização resolução Anvisa3

De acordo com a farmacêutica Karen Karina Siqueira, referência técnica da área de Medicamentos e Congêneres da Vigilância Sanitária da SRS Diamantina, uma das principais inovações trazidas pela atualização da norma é a possibilidade de realização de exames de análises clínicas em postos de coleta, farmácias e consultórios isolados. "A nova medida visa ampliar o acesso da população a exames de qualidade, no âmbito da atenção à saúde e dos serviços farmacêuticos. Além disso, a norma agora define requisitos para garantir maior rastreabilidade e confiabilidade dos exames", explicou Karen Siqueira.

A pauta da reunião abordou diversas questões, entre elas: definição de responsabilidades, recursos humanos, infraestrutura, equipamentos, materiais e reagentes, gerenciamento de riscos, controle de qualidade, validação de métodos, registros e documentação. “A RDC nº 786/2023 tem o objetivo garantir a qualidade e segurança dos serviços de análises clínicas no país, visando a proteção da saúde da população”, frisou a coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS Diamantina, Nara Cristina Viana. 

 

Por Ricardo Maciel