A campanha “Agosto Lilás” é dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e busca dar visibilidade na sociedade para o tema. Esta campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha que, em 2023, completa 17 anos, e surgiu para proteger mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem investido em ações de vigilância e prevenção, a nível municipal, por meio de resoluções que contemplam ações quanto às Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), entre elas, a violência doméstica. 

Seguindo essa diretriz, o município de Visconde do Rio Branco realizou o 1º Fórum de Conscientização, Prevenção e Combate à Violência Doméstica, no dia 15 de agosto, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a pasta municipal de Saúde (SMS). O evento foi voltado para os servidores das unidades da SMDS, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), e as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), pertencentes à SMS, e que constituem a principal porta de acolhimento para mulheres que sofrem violações de direitos. 

21.08.2023.Ubá Fórum Violência Doméstica

O objetivo principal foi promover a integração dos setores, tornando conhecida a atuação de cada um, o estreitamento do trabalho em conjunto e o potencial que representam para o enfrentamento da violência doméstica. De acordo com  Geyse Tatiana dos Santos, referência técnica municipal de DANT, “a violência doméstica é um problema complexo demais para ser de um setor só, por isso é tão importante que secretarias que têm atividades diversas, como Desenvolvimento Social e Saúde, tenham essa convergência para fortalecimento da proteção da mulher, efetivando um amplo trabalho de conscientização”. 

O evento também contou com a participação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que dispõe da Patrulha Maria da Penha, na qual equipes policiais militares especializadas atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres. “Foi importante o apoio da PM e da referência técnica regional de DANT, Luciane Zanoti, porque demonstra como temos parceiros e apoio para podermos fomentar uma cultura de paz”, disse Geyse Santos.

 

Regional de Ubá incentiva ações do Agosto Lilás

Visconde do Rio Branco é um dos 31 municípios pertencentes à área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, na qual as ações de promoção do Agosto Lilás têm sido incentivadas. “Foi gratificante ver em Visconde do Rio Branco o trabalho realizado, perceber que o setor Saúde pode contribuir grandemente para a construção de uma sociedade melhor. Além deste município, vários outros de nossa regional estão realizando ações como blitz educativas, encontros, palestras, caminhadas; divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes”, relatou Luciane Zanoti, referência técnica regional de DANT. 

 

Para denunciar e buscar ajuda para as vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180)

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 - presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres (Nuiam), entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

 

Por Keila Lima / Foto: Divulgação SMS Visconde do Rio Branco