No período de 8 a 10 de agosto, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou a Capacitação de Controle Vetorial, com ênfase na utilização de adulticida à base de permetrina. O adulticida é um tipo inseticida utilizado no interior das residências para combater formas adultas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, que são arboviroses urbanas. 

O objetivo do treinamento foi promover a  atualização de supervisores de trabalho de campo e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) dos 24 municípios da área de abragência da SRS Alfenas em relação às novas técnicas empregadas no controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Para Regina Célia Moura, coordenadora estadual de Controle Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “esses encontros são possibilidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências, o que propicia melhora na qualidade de atuação dos ACEs”.

 

10.08.2023.Alfenas capacitação adulticida 2

Os técnicos da Coordenação Estadual de Controle Vetorial da SES-MG Marcelo Duarte, Regina Célia Moura e Dionísio Pacceli Costa conduziram a capacitação que contou com parte teórica e prática. Durante o evento foram abordadas as normativas do Ministério da Saúde(MS) e SES-MG, além dos processos de trabalho, inseticidas e equipamentos utilizados no controle das arboviroses urbanas. Na parte prática, foi realizada a aplicação do adulticida à base de permetrina, utilizado no sistema aerosystem, e aplicado em imóveis do município de Alfenas.

 

Cenário epidemiológico atual da região

Atualmente os municípios da SRS Alfenas encontram-se em baixa incidência e silenciosos para os casos de dengue, chikungunya e zika. Porém a coordenadora de epidemiologia da SRS Alfenas, Érika Westin Araújo da Silva, reforça que “as ações de controle devem ser contínuas para que não haja aumento dos casos nos meses mais quentes e chuvosos do ano”.

Por SRS Alfenas