Com foco no tema Saúde do Trabalhador, foi realizada, no dia 10 de agosto, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de  Pouso Alegre, reunião com os municípios atendidos pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Andradas, que abrange a microrregião de saúde Pouso Alegre. A iniciativa possibilitou compartilhar informações, esclarecer dúvidas sobre ações referentes ao tema e conhecer experiências dos municípios para melhorar o desenvolvimento destas ações.

“Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (Vapt) é um processo contínuo, que tem como objetivo identificar as situações que levam ao adoecimento dos trabalhadores. Não deve ser uma ação pontual, feita em algum momento para resolver um problema. O monitoramento constante identifica as situações, as causas dos problemas e, um a um, vai buscando formas de resolução”, pontuou Ângela Maria Morais, técnica em segurança do trabalho do Cerest - Andradas que abordou Vapt na reunião.

11.08.2023.Pouso Alegre saúde trabalhador

Valdirene Magalhaes de Paiva Soares, enfermeira em Pouso Alegre, trouxe como pauta as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador realizadas pelo município. “O monitoramento e a vigilância em saúde do trabalhador começam com a informação muitas vezes de situações geradoras de acidentes e agravos relacionados ao trabalho”, observou Valdirene.

Em Pouso Alegre, foi realizada a busca ativa destas situações por meio  de ferramentas como prontuários, contato com familiares e equipes de saúde, verificação de notícias pela internet, mídias sociais,  declarações de óbito, investigações de óbito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) ou outros bancos de dados que sejam equivalentes. A busca foi realizada também com parcerias e troca de informações com Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) do município e com o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais locais.

Por Otávio Coutinho