A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveram, no dia 8 de agosto, o Seminário de Organização do Componente Municipal do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Voltado para os desafios relacionados à auditoria da área da saúde, o evento reuniu gestores municipais, representantes técnicos de municípios da macrorregião de saúde Noroeste e servidores da SRS Patos de Minas e foi realizado no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

O seminário, conduzido por Alex Rodrigues do Nascimento, auditor-chefe da auditoria do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abordou os fundamentos legais que regulam esse serviço e o processo de condução de uma auditoria, desde sua concepção até sua conclusão. A relevância da auditoria para a resolução de questões técnicas e administrativas também foi enfatizada.

Alex Rodrigues do Nascimento avaliou que “o seminário foi importante para orientar os gestores e técnicos das secretarias sobre a necessidade de estruturação de um componente municipal do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, bem como as vantagens para a gestão por ter a auditoria do SUS organizada em seu território.” Ele apontou também a importância de discutir sobre as dificuldades que os municípios encontram para estruturar adequadamente esse setor.

08.08.2023.Patos de Minas Auditoria SUS

No evento, foi enfatizada a importância das auditorias municipais, especialmente nas localidades que detêm a gestão plena da saúde. O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) foi apresentado como uma congregação de entidades governamentais atuantes em diferentes campos, com a missão de fortalecer o compromisso com a governança. A cooperação intermunicipal foi pontuada como forma de fortalecimento da gestão e necessária para a qualidade dos serviços de saúde na macrorregião Noroeste.

Para Andreia Borges, secretária municipal de Saúde de Serra do Salitre, “foi possível observar como devemos organizar o serviço no município e como montar uma equipe. Além de ser um instrumento de controle interno, que auxilia na gestão por meio de análises dos resultados das ações de saúde, também visa a garantia de um acesso real e oportuno, trazendo qualidade no serviço que é oferecido aos cidadãos”.

Por Pedro Lucas