O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a “Capacitação sobre utilização de pulverizadores costais e aplicação de adulticidas”. A ação consiste no uso de inseticidas para controle do mosquito adulto, seja em situações de rotina, como nos pontos estratégicos (aplicação residual), ou em situações específicas, como nos bloqueios de transmissão ou de casos (aplicação espacial).

O enfermeiro e referência técnica do controle vetorial da GRS Pedra Azul, Davidson Castro, explicou que este treinamento faz parte da preparação dos municípios para o próximo período sazonal das arboviroses, que inicia em dezembro. “A aplicação de adulticidas envolve o uso de equipamentos motorizados e manuais que exigem cuidados especiais no manuseio dos inseticidas e solventes, além da operação, regulagem e manutenção dos próprios equipamentos”, observou Davidson.

Participaram da capacitação agentes de combate a endemias dos municípios de Pedra Azul, Cachoeira de Pajeú, Águas Vermelhas e Divisópolis e o treinamento que envolveu abordagens teórica e prática.

01.08.2023.Pedra Azul Capacitação Arboviroses

Foram apresentados temas como preparação da calda, transporte e armazenagem dos inseticidas, manutenção dos equipamentos, lavagem dos equipamentos e veículos, tríplice lavagem das embalagens e lavagem dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Para o coordenador de zoonoses do município de Cachoeira de Pajeú, Luiz Carlos da Cruz Ribeiro, a capacitação possibilita que os profissionais possam desempenhar melhor suas atividades. “O treinamento permite ao agente comunitário de endemias melhorar o conhecimento técnico, refletir sobre os processos de trabalho e aprimorar a prática do dia a dia, tendo como resultado a melhoria na qualidade de vida da população”, pontuou o coordenador.

Além desta capacitação, a GRS está realizando uma série de treinamentos para todos os 25 municípios de sua área de abrangência com a finalidade aprimorar as ações de enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e evitar epidemias na região.

Para saber mais sobre dengue, zika e chikungunya, clique aqui.

 

Por Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha