O tempo seco e a queda nas temperaturas, que são características do inverno, possibilitam as condições ideais para a reprodução do transmissor da febre maculosa, o carrapato-estrela. Pelo fato de Minas Gerais ser um estado endêmico para a doença, a capacitação promovida em 28 de julho pela Unidade Regional de Saúde (URS) de São João del-Rei, por meio das Coordenações de Atenção à Saúde, de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, faz parte das ações para prevenção e combate à febre maculosa no estado.

No encontro foram abordadas a definição de caso suspeito, as manifestações clínicas, investigação epidemiológica, tratamento, medidas de prevenção e controle da febre maculosa. Coordenadores municipais da Vigilância em Saúde, da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde (APS), além de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios da GRS São João del-Rei participaram da capacitação.

01.08.2023 São João-del-Rei febre maculosa

Angélica Atalla, técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, ressaltou que o evento é necessário “para aprimorar os conhecimentos em relação à doença e fortalecer as ações no combate à febre maculosa”. Angélica apontou também “a importância da articulação entre as áreas envolvidas na realização das ações que se fazem necessárias neste período”.

Durante o treinamento, os profissionais de saúde foram alertados em relação às medidas preventivas que devem ser adotadas em seus municípios, tais como ações educativas para orientar a população sobre as características clínicas da doença, a importância da busca pelas unidades de saúde e serviços para atendimento, diagnóstico e tratamento imediatos.

A doença

A febre maculosa pode ocorrer durante todo o ano, porém o aumento dos casos ocorre no período que favorece a reprodução do carrapato-estrela, com a estiagem e as temperaturas baixas. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia e é transmitida ao homem pela picada do carrapato, que se contamina ao sugar o sangue de animais infectados, como por exemplo as capivaras.

Os sintomas da febre maculosa são febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarréia e dor abdominal; dor muscular constante; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, além de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos. Estes sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como gripe ou dengue, porém, caso não haja o diagnóstico e o tratamento imediatos, a doença pode evoluir para complicações graves e até mesmo para óbito.

Saiba mais sobre a febre maculosa clicando aqui.

Por URS São João del-Rei