A 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início antecipado em Minas Gerais para o dia 03 de abril. A meta é imunizar 90% do público prioritário, que corresponde a crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Dados extraídos do Painel LocalizaSUS mostram que, até o dia 26 de julho, apenas cinco dos 50 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha atingiram a meta de doses aplicadas (90% do público alvo), sendo: Baependi (110,78%), Olímpio Noronha (104,64%), Aiuruoca (94,93%), Cruzília (94,91%) e Carrancas (91,13%). A média de cobertura vacinal em toda a SRS Varginha é de 57,92%.

Nos municípios polo das microrregiões de saúde da Regional de Varginha, o percentual de pessoas vacinadas corresponde a: Varginha (55,63%), Lavras (46,63%), São Lourenço (39,74%), Três Corações (58,81%) e Três Pontas (58,11%).

Em Minas Gerais, a cobertura vacinal geral é de 61,88% nos grupos prioritários, e na população indígena é de 78,41%. Em todo o estado apenas 171 municípios (20,04%) atingiram a meta de 90% de cobertura vacinal contra a influenza nos grupos prioritários.

Para Poliana Pereira, referência técnica de imunização da SRS Varginha, os números preocupam. “São quase 90 dias de campanha e a baixa procura pela vacina nos preocupa. Nós fazemos orientações e monitoramento contínuo com os municípios, vemos que eles estão se empenhando, divulgando amplamente os locais de vacinação, fazendo horários diferenciados, tentando atrair e facilitar o acesso das pessoas. Mas mesmo assim estão tendo dificuldades de atrair o interesse do público”.

Ação realizada extramuro pelo município de Santana da Vargem - Foto: SRS Varginha

Influenza

A influenza - ou gripe - é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é realizada anualmente com o objetivo a redução das complicações, das internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

“Ainda dá tempo de se vacinar, lembrando que os anticorpos atuam no organismo por cerca de um ano. Ao contrário do que muita gente pensa, a Influenza não é uma doença que ocorre somente no inverno, ela pode ser adquirida a qualquer tempo e gerar complicações, podendo levar a internações e óbitos. Por isso, pedimos que os municípios continuem buscando alternativas e façam busca ativa para termos mais pessoas imunizadas”, completa Poliana.

Números

Dados extraídos do banco de dados do Datasus, tabulados pelo TabWin, mostram os números de internações para tratamento de influenza ou pneumonia nos 50 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Varginha.

O quadro abaixo faz o comparativo entre a cobertura vacinal de Influenza nos públicos-alvo por ano, extraídas do Painel LocalizaSUS, com o quantitativo de hospitalizações e óbitos na região. Os dados de 2023 são parciais.

Dados dos 50 municípios da área de abrangência da SRS Varginha

Cobertura vacinal geral da Influenza nos públicos-alvo

Internações

Óbitos

361

316

393

2023 (dados parciais)

168

A superintendente regional de saúde de Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, enfatiza a importância da vacinação. “Vivenciamos recentemente - com a pandemia de covid-19 - o quanto a imunização é fundamental para salvar vidas e amenizar agravamentos de saúde. Chegamos a ter a erradicação de doenças, como a poliomielite, com a vacinação em massa. Então, pedimos que as pessoas façam a sua parte, se vacinem para evitar adoecimentos e contaminações de outras pessoas”, disse a superintendente.

Além dos grupos prioritários, as doses já estão disponibilizadas nas salas de vacinação para qualquer pessoa acima de 6 meses. A campanha será finalizada na próxima segunda-feira, 31 de julho.

Por Thayane Viana